Diário de Intercâmbio: as curiosidades sobre estudar Espanhol

Cah Doria, nossa intercambista na Espanha, conta as dificuldades e facilidades de aprender a língua

Por Catharina Doria - Atualizado em 28 jun 2018, 19h28 - Publicado em 29 abr 2018, 17h34

Sempre falam que aprender espanhol é super fácil, mas eu estou aqui pra te falar que não é bem assim. Sim, não dá para negar que espanhol não é tão difícil como alemão ou mandarim, por exemplo, mas também não é tão tranquilo quanto dizem. O importante é saber que espanhol é falado por inúmeros países do mundo e que ter a oportunidade de aprender o idioma é realmente incrível. 

Instagram/Reprodução

Então, bora lá com algumas curiosidades e fatos sobre estudar essa língua!

1.É parecido com português
A parte boa e a parte ruim do espanhol são exatamente por ele ser parecido com o português. Bem parecido mesmo. O lado bom disso é porque significa que a gente não precisa ficar horas e horas aprendendo um vocabulário novo e diferente, pois a base do latim faz com que as línguas sejam próximas. Muitas palavras são similares e mesmo se não forem, não é complicado de entender o contexto. O problema é que, já que as línguas são tão parecidas, você nunca sabe se o que você tá falando é realmente espanhol ou só um portunhol.

2.É muito útil
Gente, espanhol é a quarta língua mais famosa do mundo e, em questão de importância, fica em segundo lugar. Para melhorar, espanhol é o segundo idioma mais relevante quando a gente fala de diplomacia, não é incrível? Acho que acabamos esquecendo da importância dele por soar muito familiar, mas, na real, ele é relevante no mundo inteirinho. Aprender essa língua pode fazer uma total diferença na sua vida!

3.Você pode estudá-lo em lugares legais
O espanhol é a língua oficial de 21 países. Isso significa o que? Tem MUITO lugar legal pra fazer intercâmbio de espanhol. Dá pra estudar na América do Sul em países como Argentina, Peru, Costa Rica ou Chile! Também dá pra vir aqui pra Europa, na Espanha! Se você prefere praia, campo, cidade grande ou pequena, comida teatro e pinturas, com espanhol você tem um mundo de oportunidades para explorar!

Continua após a publicidade

4.A pronúncia e a escrita tem tudo a ver
O espanhol é uma das línguas mais fonéticas do mundo. O que isso significa? Que sabendo como escrever uma palavra ou frase, você também sabe como ela é pronunciada. O som e combinação de letras são diretamente ligadas! Assim fica bem mais fácil, né?

5.Praticar é super importante
Claro que isso vale pra todas as línguas, mas acho que pro espanhol isso é essencial. Eu sei que a gente, no geral, acha que sabe espanhol porque sabe português e eu sei também que o primeiro tópico desse texto foi sobre como as duas línguas são parecidas. O problema do espanhol é conseguir sair da área do portunhol. É realmente sobre não parecer que a gente só tá tentando, mas que na realidade a gente sabe a língua. Essa é a minha maior dificuldade, porque eu morro de vergonha de achar que eu tô arrasando no espanhol, quando, na realidade, eu só to falando português com um acento diferente! (risos) Mas é praticando que se aprende, né?

Agora, depois de todas as curiosidades e fatos sobre essa língua maravilhosa, borá aprender espanhol?

Beijos de Segovia!

@cahdoria

Continua após a publicidade
Publicidade