Diário de Intercâmbio: as comidas mais gostosas do Canadá!

Marcela Bonafé, nossa intercambista no Canadá, elege as comidinhas preferidas da viagem - e nos mata de vontade!

Por Marcela Bonafé 21 jan 2018, 11h47
Promoção CAPRICHO Volta às Aulas 2018
Divulgação/CAPRICHO

O Canadá, no geral, tem uma culinária bem interessante, com vários pratos típicos. E quem é que não gosta de provar coisas deliciosas e diferentes quando viaja? Então, hoje vim falar desse assunto maravilhoso que é comida! No entanto, preferi focar nas iguarias do Québec (província onde Montréal fica), que tem uma cultura mais diferente das outras partes do país – e que, no fim das contas, foi o lugar que me acolheu durante todo esse tempo de intercâmbio.

1. Em primeiro lugar, temos o “tourtière”! Na verdade, não é nada muito diferente, mas eu amo. Trata-se de uma torta com uma massa bem gostosa (que lembra nossa massa podre) recheada com carne bem temperadinha. No restaurante em que comi, chamado Chez Claudette, o pedaço era beeem grande e vinha acompanhado de purê de batata. Hmmm!

Nas imagens, tourtière, meu favorito, e o pouding chômeur. Arquivo Pessoal/Reprodução

2. Já que o topo do pódio ficou com um salgado, agora vamos para a sobremesa. Chamado “pouding chômeur”, esse doce na verdade é um bolo bem fofinho. Ele é regado com uma calda de açúcar e geralmente servido com xarope de maple, sorvete ou um creme. É doce, muito doce mesmo, mas bem gostoso. Eu amo!

  • 3. Apesar de existirem alguns lugares tradicionais para se comer a “viande fumée” (carne defumada), você acaba encontrando vários pratos feitos com ela em todo canto. O mais comum é o sanduíche, mas o pessoal coloca no wrap, no omelete… A carne é tão gostosa que vai com tudo!

    Arquivo Pessoal/Reprodução

    4. Nosso quarto lugar no pódio alimentício, conhecido como “pâté chinois“, tem história! Algumas pessoas dizem que o prato foi criado pelos chineses que trabalhavam na construção das ferrovias em Québec. Como o lugar é muito frio, eles precisavam de algo calórico para ajudar a aquecer, aí misturaram os alimentos que eles mais consumiam e resultou em um negócio de três camadas: uma de carne moída, uma de milho e uma de batata. Simples e delicioso. Pode acreditar!

    5. O maple syrup é bem famoso tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos. O negócio é que, em Québec eles fazem algo muito legal com isso. Pegue um pouco de neve (afinal, isso não falta por aqui), coloque em um recipiente e despeje o xarope aquecido por cima. Aí é só pegar um palito de sorvete e ir enrolando. Fica parecendo um pirulito geladinho!

    Reprodução/Reprodução

    6. Se você acha que os bagels nova-iorquinos são incríveis, você precisa provar os quebequenses. O famoso pão, que parece uma rosquinha, é sensacional por aqui! Seja simples, de algum sabor especial, puro, com manteiga, com salmão… Montréal merece o título de lugar com melhores bagels do mundo!

    Continua após a publicidade

    7. Eu sou do time que acha que sopa é janta, sim! Então, a “soupe aux pois” me ganhou. Ela acaba sendo servida em alguns lugares como entrada. Dá até para combinar com alguma outra coisa dessa lista na mesma refeição. É basicamente uma sopa de ervilhas com banha de porco salgada.

    Veganos e vegetarianos, atenção, essa sopa vai banha de porco, hein? Arquivo Pessoal/Reprodução

    8. Os quebequenses que me desculpem, mas o prato mais famoso daqui foi o que menos me deixou com água na boca. O “poutine” é gostoso, mas nada tão especial. Pega batata frita, coloque queijo cheddar em grãos e cubra com um molho de carne para que o queijo derreta. Voilà! Bom, mas nada de extraordinário.

    9. Este item, na verdade, é um extra. Uma das coisas que comi e mais gostei por aqui é chama-se “queue de castor”, que, se a gente traducir, fica “cauda de castor”. É uma massinha que eles esticam de uma forma que realmente lembra o rabinho deste animal e fritam (o gosto me lembra rabanada). Mas o melhor é que depois eles colocam coisas por cima! Meu favorito é o de banana com creme de avelã, mas também já provei o de Oreo, o de açúcar e canela, o de torta de maçã, o de Reese’s, o de cheesecake… Sofrendo não estou, como vocês podem notar. (risos)

    Me limitei apenas aos que mais gostei, mas existem vários outros pratos típicos para provar em Québec, no Canadá. Mas preciso confessar: sinto falta da comida brasileira. Bastante! Aqui é tudo muito gostoso, é claro, mas nada se compara à nossa variedade de sabores. Pelo menos, encontrei um lugar perto da minha residência estudantil que se chama Padoca e dá para matar um pouquinho da saudade das delícias do Brasil.

    E aí, o que pareceu mais apetitoso para você?

    Salut!

    Ma Bonafé

    Continua após a publicidade
    Publicidade