Você sabia que existe uma lenda muito antiga que originou o Dia do Beijo?

Era uma vez um rapaz chamado Enrique Porchelo...

Por Bruna Nunes Atualizado em 13 abr 2022, 13h45 - Publicado em 13 abr 2022, 09h59

Hoje é Dia Internacional do Beijo, mas existe uma razão ele acontecer nesta data, 13 de abril, você sabia?

A seguir, a CAPRICHO te conta a lenda por trás desta história – e que deu origem à celebração.

Ilustração de um casal do século 19 se beijando
Fototeca Gilardi/Getty Images

No século 19, em uma pequena vila da Itália, morava um rapaz chamado Enrique Porchelo. Além de ser conhecido por seu charme, ficou famoso também ter beijado praticamente todas as mulheres de sua comuna (assim são chamados os pequenos vilarejos na Itália). Os próprios moradores da região gostavam de contar os ~feitos~ do rapaz e sustentavam a história.

Até que, um padre que também pertencia à comuna, cansado dos burburinhos, anunciou que daria um prêmio para a primeira jovem que declarasse que não tinha sido beijada por Porchelo. Agora você deve estar pensando: “Bem, imagina a fila que não formou para pegar a bonificação, né?”. Engano seu!

A lenda conta que – coitado do padre – ninguém apareceu. E mais: esse tesouro prometido pelo pároco está perdido em algum lugar da Itália desde que a “competição” foi anunciada, em 13 de abril de 1882. Touché!

Não se sabe exatamente a origem deste pequeno conto, mas ele famoso na europa e acredita-se que a origem do Dia Internacional do Beijo venha daí. E aí, conhece algum Enrique Porchelo no seu círculo de amizade? Já manda esta matéria para aquela sua amiga beijoqueira (:

Continua após a publicidade

Publicidade