Entenda o surgimento e a importância do Dia da Visibilidade Lésbica
Agosto é o Mês da Visibilidade Lésbica e nós, da CH, te explicamos o surgimento e a importância dessa data
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado em 29 de agosto. A data nasceu em celebração ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas, que aconteceu em 1996 e tratou de diversos assuntos importantes às pessoas lésbicas, como o preconceito e a discriminação – chamado de lesbofobia.
Não à toa, o mês inteiro de agosto é considerado o Mês da Visibilidade Lésbica. Isso porque, além do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, em 29 de agosto, também temos o Dia Nacional do Orgulho Lésbico em 19 de agosto.
Mas CAPRICHO, como essa data nasceu?
O 1º Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996, foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ) e teve como tema a “Visibilidade, Saúde e Organização [da comunidade]“, abordando assuntos como sexualidade, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS, trabalho e cidadania.
Na época, o evento foi um marco para a história da luta contra a lesbofobia e, por isso, o dia foi escolhido para representar a importância e a necessidade de promover representatividade lésbica e relembrar a luta diária dessas mulheres.
Esta outra data foi definida após uma série de protestos organizada por Rosely Roth, ativista LGBTQIA+, em frente ao Ferro’s Bar, um estabelecimento que não permitia a distribuição de boletins do Grupo Ação Lésbica-Feminista, embora recebesse um grande público lésbico. A data foi escolhida após a morte de Rosely, para celebrar a valorização do orgulho de ser uma mulher lésbica.
Esta data é sobre respeito e representatividade, sobre luta constante, e sobre celebrar vivências, existências, corpos e amores. Sobre liberdade!