Desconecta! 10 ideias pra aproveitar o feriado sem ficar refém da internet

Separamos algumas sugestões de atividades que mostram que é possível se divertir e relaxar longe das redes sociais

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 2 jun 2021, 19h52 - Publicado em 3 jun 2021, 10h05

Um feriado prolongado sempre é uma oportunidade de descansar e se divertir um pouco – mesmo que em casa. Com as aulas à distância e o celular sempre presente, é normal estar cansada e querer fugir dessas opções de entretenimento que envolvam uma tela. Por isso, separamos algumas dicas do que fazer para se distrair sem depender tanto na internet:

1. Faça um SPA em casa

Que tal preparar seu próprio “dia de salão”? Além de relaxante, momentos assim dão um up na nossa autoestima. E não tem nada a ver com aparência ou vaidade exagerada, viu? É sobre autocuidado!

2. Organize seu próprio retiro espiritual

Além de ajudar a melhorar o foco, atividades como meditação e yoga também têm benefícios para o controle da ansiedade, a memória e o processo de autoconhecimento. Se você não souber por onde começar, saiba que é possível encontrar meditações e aulas guiadas em livros  e também na internet – mas nada de procrastinar nela depois, ok?

Personagem feminina aparece sentada com as pernas cruzadas em tapete de yoga, usando moletom amarelo e calça azul, com um coque no cabelo. Ao seu redor estão quatro plantas.
nadia_bormotova/Getty Images

3 Monte uma playlist com músicas animadas e dance na frente do espelho

Se estiver com vontade de ficar com a energia lá em cima, monte um playlist com músicas para dançar e escute durante o dia. Você pode aproveitar para descobrir lançamentos de artistas de várias décadas, recarregar as energias e até testar novos looks enquanto escuta um som.

4. Escreva um diário, um poema, um livro, uma música, um texto

Faz tempo que você não escreve com uma caneta, é? Colocar ideias no papel, além de te ajuda a visualizar melhor como você se sentiu em determinada situação, aprimora sua criatividade. Talvez você ache meio anos 90 demais começar um diário, mas vale testar! Assim como vale se arriscar em algo novo, mas que talvez você já sinta vontade de experimentar, como escrever uma fic!

5. Tente aprender algum DIY

Aproveite o feriado e gaste sua energia em atividades manuais, que estimulam sua imaginação! E não precisa se apegar ao celular para isso, viu? Solta a criatividade, usa sua intuição, compra uns matérias que você acredita que sejam necessários e só vai! Depois mostra pra gente o resultado?

Continua após a publicidade

6. Comece a ler um livro 

Sabe aquele livro que você comprou superanimada mas esqueceu na sua estante? Já está até empoeirado, né? Bora dar start nessa leitura! Não existe forma melhor de entrar em outra realidade e viajar sem sair de casa que lendo um livro.

Ilustração mostra jovem mulher lendo um livro em sua biblioteca, usando uma camiseta amarela, e sentada em uma poltrona azul. Ao lado, está seu cachorro, em outra poltrona.
nadia_bormotova/Getty Images

7. Faça uma pipoca bem gostosa e maratone uma nova série

Coloque a pipoca para estourar, escolha uma série nova, ou um filme, e aperta o play! Sem pressa, sem pressão, sem horário para terminar. Na Netflix, séries como Sex Education, Quem Matou Sara? e Peak Blinders são ótimas pedidas! Na Amazon, fique com Fleabag e The Boys. Ah! Na Globoplay tem altos filmes e documentários nacionais bacanas, além da icônica Big Bang Theory, que é supergostosinha e fácil de assistir.

8. Aprenda uma receita culinária

Se você gostar de cozinhar, uma boa ideia é separar uma receita de sobremesa e convidar sua família para fazê-la com você. Além de ser algo divertido, vai ser bom para passarem um tempo juntos e ficarem mais unidos. O quê? Receita online? Que nada! Pede ajuda pra sua mãe, pro seu pai, pra sua irmã, pra sua avô… O negócio é investir numa receita de família!

9. Plante uma hortinha

Uma opção para estar mais conectada com a natureza, para quem é do time que gosta de planta, é montar sua própria horta em casa. Que tal começar com alguns vasinhos e com mudas de tempero como salsinha, alecrim ou manjericão? Se rolar uma empolgação, também rola aprender macramê para pendurar seus vasinhos na parede. Ai, fica lindo!

  • 10. Brinque com seu pet (se tiver um)

    Separe um tempo para dar atenção para o seu cachorro ou gato e brinque durante o seu dia com ele. Além de ajudar a se distrair, é uma maneira de estimular seu pet para que ele gaste energia e não fique entediado, e faz bem para a saúde física e mental do seu bichinho.

    Continua após a publicidade
    Publicidade