Continua após publicidade

Desacelerar é tudo o que precisamos! 9 maneiras de fazer isso em 2023

A gente precisa parar, respirar, contemplar momentos e coisas que a correria do dia a dia e o vício em redes sociais não estão mais nos deixando ver

Por Isabella Otto Atualizado em 30 out 2024, 15h14 - Publicado em 25 dez 2022, 10h01
Desacelerar é tudo o que precisamos! X maneiras de fazer isso em 2023
Tara Moore/GettyImages/Labirinto/Reprodução

Já reparou como a vida parece ficar cada vez mais corrida? Nossa agenda pode nem ter ganhado novos compromissos, mas parece que o relógio anda cada dia mais depressa. Mas será que é o tempo que está acelerando ou nós é que estamos fazendo mal uso dele?

Em 2023, que tal ressignificar o uso do seu tempo? Perder menos e ganhar mais. Todo esse conceito de horas e minutos neste contexto é ilusório – e em alguns outros também -, porque estamos propondo um desacelerar de dentro para fora. Embora algumas práticas diárias possam te ajudar e muito nesse propósito!

1. Passe menos tempo dando scroll infinito no feed das redes sociais

Está aí um hábito que podemos transformar no próximo ano – e que toma muito do nosso preocioso tempo! Provavelmente, você já ficou com aquela sensação de ficar um tempão olhando coisas aleatórias nas redes sociais e se perguntar por que ou como chegou até ali. Que tal administrar melhor o seu tempo online em 2023?! As redes não são vilãs, nós e nosso uso delas é que as tornam vilanescas.

2. Evite stalkear quem não merece seu stalker e bloqueie pessoas sem medo

Tem vezes que romper o contato com alguma pessoa é uma das coisas mais difíceis que podemos fazer, ainda mais quando há sentimento envolvido. Mas esse contato pode ser justamente aquilo que vem te colocando para baixo e, de alguma forma, empacando sua vida – ainda mais se tratando de relacionamentos tóxicos. Quando a gente stalkeia pessoas que a gente sabe, no fundo, que não deveria, a gente não perde só tempo; perde energia! Por isso, em 2023, não fortaleça vontades que vão passar. Seja forte e siga em frente, vivendo um dia de cada vez. Isso também é desacelerar.

Continua após a publicidade

3. Mantenha hábitos simples e saudáveis em dia

Nada mais complicado do que começar o dia de uma forma tumultuada, pois isso só ativa ansiedades. Manter alguns hábitos matinais podem ser extremamente benéficos para a sua saúde mental. E não estamos falando daquela rotina de “musa fitness” que é quase sempre incançável por nós, meros mortais. Atividades rotineiras, como arrumar a cama e fazer uma skincare básica, se mantidas religiosamente, tornam-se costumes que contibuem para a manutenção da nossa sanidade.

4. Respire e medite

Respirar é uma função vital e inconsciente, mas em momentos de estresse, ansiedade e tristeza, a gente se esquece de respirar direito. Nesses momentos, mais do que nunca, é importante parar e prestar atenção na sua respiração, e voltar a regulá-la. Isso pode ser feito com exercícios respiratórios tranquilinhos, que podem ser encontrados no YouTube, por exemplo. A meditação também é um ótimo hábito para regular a respiração. Se não conseguir todo dia, tente meditar alguns dias da semana, ao acordar, antes de dormir ou em qualquer momento que sentir necessidade. Há meditações guiadas rápidas disponíveis na internet e há também meditações mais longas e até ativas, para quem não consegue ficar tanto tempo parado na mesma posição.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

5. Escreva e leia

Que tal retomar o hábito da leitura em 2023 e ler antes de dormir, ao invés de ficar olhando o celular naquels minutos pré-sono?! É comprovado que tal prática estimula a produção de melatonina e combate a insônia. Quando a gente dorme bem, a gente vive melhor. Além disso, escrever é uma ferramenta muito poderosa! Ao invés de guardar o que está sentindo, coloque pra fora. Mantenha um diário, escreva poesias, histórias em quadrinhos, frases soltas… Enfim! Muitas vezes, a escrita ajuda a gente a organizar os sentimentos e também a rotina, o que ajuda a acalmar nossa mente e, consequentemente, contribui para o processo de desaceleração.

Continua após a publicidade

6. Desative as notificações do celular

Se você é do tipo de não consegue ficar acumulando e-mails e mensagens não lidas, o melhor que tem a fazer é desabilitar as notificações de alguns aplicativos específicos, que podem acabar desencandeando crises de ansiedade. Que tal configurar o telefone para não receber avisos do Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e WhatsApp? Assim, você não cai na tentação de ficar entrando nos Apps de cinco em cinco minutos. Ah! E rola também silenciar grupos específicos no Whats, se não puder desativar as notificações no geral.

Gif da Ariana Grande falando não
“Eu não quero” GIPHY/Reprodução

7. Fale o que você está sentindo

Talvez você seja mais como a Bella Swan e sofra em silêncio, mas que tal tentar reprogramar o sistema e se policiar para conseguir falar mais abertamente sobre o que você está sentindo? Guardar muita coisa dentro da gente não faz bem e sobrecarrega nossas emoções, fazendo com que a gente renda menos no dia a dia. Desacelerar pode ser sinônimo de produtividade!

8. Estabeleça e respeite seus limites

Ah, as pessoas que sempre acham que podem dar conta de tudo… Falar “não” é uma tarefa muito difícil para elas e o que acontece? Isso mesmo, elas se tornam sobrecarregadas! É evidente que, muitas vezes, precisamos assumir diversas funções por razões normalmente profissionais, financeiras e estruturais, mas nós temos o poder de negar coisas que não são necessárias. Você não precisa nem deve falar “sim” para tudo. Entenda seu momento, seus sentimentos, perceba até onde você quer ir e respeite esses limites saudáveis, sem se deixar levar por opiniões alheias. Você precisa retomar o controle da própria vida e somente você sabe o que é melhor para si.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

9. Curta momentos de tédio e ócio sem culpa, e faça vários nadas

A gente tende a achar que fazer nada é algo improdutivo, porque a sociedade diz pra gente que isso pode ser sinônimo de preguiça ou comodismo. Mas nem sempre, viu?! Curtir um tédio é extremamente importante. O ócio, além de ser produtivo, tem que ser permitido. Ele, além de ajudar a gente a descansar a mente e desacelerar, pode contribuir para o fim de bloqueios criativos, estimular a memória e clarear a mente.

Publicidade