De mutação genética ao game Minecraft: os destaques do segundo dia de Enem

Neste ano, as questões de Matemática exigiam mais tempo para a resolução de problemas.

Por Amanda Oliveira - 12 nov 2018, 11h50

No último domingo, 11, aconteceu a segunda e última parte da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram 45 questões de Ciências da Natureza (física, química e biologia) e 45 questões de Matemática. Entre os conteúdos abordados pela prova, os destaques foram questões sobre mutação genética, teoria das eleições, rastreamento de bagagem nos aviões e até mesmo uma abordagem sobre o game Minecraft.

Minecraft/Reprodução

Em Ciências da Natureza, boa parte dos conteúdos de biologia abordava genética, como uma questão que os candidatos precisavam conhecer a mutação de DNA e a ausência da proteína P53, que é a proteína citoplasmática. Já em física, uma das questões falava sobre uma tecnologia chamada RFID (identificação por rádio-frequência) que é utilizada para rastrear veículos que passam por pedágios nas estradas e bagagens em aviões.

Nas perguntas de química, uma questão abordou os novos carros estilo “flex” com as vantagens e desvantagens de abastecer com etanol e com gasolina.

Em Matemática, professores afirmaram que as questões estavam mais difíceis que na edição do ano passado e exigiam mais tempo para a resolução dos problemas. Uma questão falava sobre a teoria das eleições e os “métodos de borda”, que foram utilizados para escolher o aluno vencedor da melhor poesia de uma escola.

Continua após a publicidade

A Lei de Newton também foi abordada pela prova em uma ilustração de um satélite em órbita, na qual os candidatos deveriam calcular o raio do plano cartesiano. Na questão sobre o game Minecraft, os estudantes precisavam calcular a dimensão de um cubo.

Diferentemente do primeiro dia, esta foi a primeira vez que os candidatos tiveram 30 minutos a mais como tempo máximo de prova. A inclusão do tempo extra foi uma resposta do Ministério da Educação (MEC) após dar atenção aos estudantes que reclamavam de tempo insuficiente, principalmente para resolver os problemas de Matemática, assim como a divisão das disciplinas em dois finais de semana.

Continua após a publicidade

O que você achou da prova?

Publicidade