Datas do Sisu, Prouni e Fies para o 2º semestre foram alteradas. Confira!

Novas datas de inscrições foram confirmadas pelo MEC nesta quarta-feira (17/6)

Por Isabella Otto Atualizado em 14 out 2020, 14h21 - Publicado em 17 jun 2020, 11h39
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Depois da pressão estudantil pedindo o adiamento do Enem 2020, por causa da pandemia de coronavírus, que foi ouvida pelo MEC, foi a vez do Sisu, do Prouni e do Fies sofrerem alterações para o 2º semestre.

Os programas do governo são a principal porta de entrada de muitos brasileiros em universidades públicas e particulares Nay Ni Ratn Mak Can Thuk / EyeEm/Getty Images

O Ministério da Educação divulgou recentemente que as datas de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) seriam adiadas. Anteriormente, eles aconteceriam em junho, mas foram remarcadas para ocorrer de 7 a 10 de julho. Os resultados estão marcados para 14 de julho e as matrículas se encerram no dia 21.

O período de inscrição do Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Programa de Financiamento Estudantil) também foi mudado. As inscrições do Prouni estavam marcadas para acontecer de 16 a 19 de junho, e agora vão ocorrer entre 7 e 10 de julho. As do Fies foram adiadas para 21 a 24 de julho.

  • Wagner Vilas Boas Souza, secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, disse que todas as mudanças foram pautadas atendendo a pedidos das instituições – mas a pressão estudantil também foi grande.

    Vale lembrar que as novas datas do Enem 2020 ainda não foram confirmadas. Os meses mais cotados para ele ocorrer são dezembro e janeiro de 2021. O Enem Digital, que seria aplicado pela primeira vez neste ano, já foi completamente adiado para o ano que vem. Abraham Weintraub, ministro da Educação, disse que a opinião dos estudantes será ouvida e que as possíveis novas datas das provas são 6 e 13 de dezembro, 10 e 17 de janeiro de 2021, e 2 e 9 de maio de 2021.

    Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico: bolsas de estudo com descontos de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade