Corpo livre e autocuidado: a importância de se aceitar do jeitinho que é

Ter uma autoimagem de acordo com a realidade e ser gentil consigo mesma é fundamental para viver em equilíbrio

Por Abril Branded Content Atualizado em 2 out 2020, 15h59 - Publicado em 5 out 2020, 10h00

Nada é mais libertador do que aceitar o próprio corpo e se cuidar para se sentir bem. Para isso, é muito importante que você se livre dos padrões impostos pelos outros, esqueça os julgamentos alheios, olhe para você e se aceite por completo. Claro, isso é um exercício diário. É necessário se conhecer, se entender, se cuidar e, acima de tudo, se respeitar.

A saúde também deve fazer parte desse processo e ser prioridade, sempre! Cuidado com a pele, com os cabelos, com a saúde mental, com a saúde íntima… E o olhar completo para o nosso bem-estar. Separamos sete conselhos para você começar uma rotina de autocuidado com seu corpo e sua mente.

Não se compare com os outros

Nós somos únicos, por isso as conquistas e passos são diferentes. Cada indivíduo enfrenta as próprias situações, encara experiências e obtém resultados distintos. Dessa forma, evite se comparar com as outras pessoas. Isso gera frustração e desânimo e pode acabar deixando escapar grandes oportunidades de evolução pessoal.

Olhe-se no espelho e admire o seu reflexo

Tenha isso como hábito diário. Olhe-se todo dia no espelho: é simples, mas revelador, pois mostra quanto você ama a si mesma e aceita a sua própria imagem. Mesmo que em um primeiro momento você não contemple a sua beleza, seja firme e persista. Com o passar do tempo, vai começar a se notar diferente e a se valorizar, a admirar seu corpo.

Tenha uma rotina de cuidados

O termo autocuidado está muito em alta atualmente por conta das rotinas de skincare, de sessões de meditação e ioga, entre outros. Mas, para manter-se saudável no dia a dia, é necessário estar disposta e atenta ao funcionamento do próprio corpo, aos sinais que ele nos dá. E você sabia que a saúde íntima também deve fazer parte desses cuidados? Fazer o autoexame nos seios, acompanhar a menstruação de perto (ciclo, cólicas, coloração, cheiro etc.) e garantir uma rotina de higiene íntima adequada pode prevenir infecções e doenças, ajudando nossa saúde.

Continua após a publicidade

Descubra o que gosta de fazer

Fazer atividades físicas é um conselho importante e traz diversos benefícios, e não é só papo de médico. O mais importante é entender que seu corpo precisa estar em movimento para ser mais saudável e não para atingir um padrão de beleza, ok? Mas nada que a gente faça obrigada é uma coisa boa. É preciso descobrir o que mais te deixa confortável e do que você gosta entre tantas opções disponíveis atualmente: academia, caminhadas ao ar livre, aula de dança, de ioga, corrida etc. Ah, e uma dica importante: mantenha a frequência!

Alimente-se bem

Não faça nenhuma mudança radical ou dietas restritivas, pois isso pode te desestimular. O foco é a saúde e o bom funcionamento do nosso corpo. Aos poucos, inclua frutas, legumes e verduras nas suas refeições. Esses são alimentos essenciais na reposição das vitaminas de que nosso corpo também precisa. E beba água! Hidratar-se é fundamental para o corpo funcionar bem. A água colabora para regular a temperatura corporal, eliminar toxinas, absorver nutrientes e manter a nossa pele hidratada.

Fale com seus amigos

Pessoas queridas devem fazer parte da sua vida, principalmente os amigos. Eles contribuirão muito para todas as fases da nossa reorganização do corpo e da mente. Nossos amigos de verdade sempre vão querer nosso bem-estar e nossa realização.

Relaxe a mente

Escolher atividades para sua rotina que te deem prazer é muito importante. Mas, mais do que isso, que ajudem a relaxar a sua mente. Ler um livro, ouvir música, escrever, desenhar, entre outras. Busque sempre alternativas fora das obrigações de trabalho e estudo.

O que achou dos nossos conselhos? Se eu te pedisse agora uma lista do que é prioridade na sua vida, você estaria em qual posição? Não se esqueça: você deve vir em primeiro lugar!

Continua após a publicidade
Publicidade