Escolher que tipo de comida será servida aos convidados é um dos primeiros passos na organização da festa. O mais importante é saber que o tipo de serviço depende não só da quantidade de convidados, mas, principalmente, do seu bolso.
Se você vai fazer uma festa para poucas pessoas (ou está disposta a gastar um pouco mais), opte pelo jantar, que é mais elegante.
Quem faz questão de uma festa mais tradicional pode recorrer ao jantar formal, mas tem que ter em mente que serão necessárias mesas mais espaçosas, para que todos comam confortavelmente. Afinal, esse tipo de festa exige que todos se sentem para comer.
Outro detalhe é que, em jantares, a festa acaba tendo uma balada mais curta. Mas que fica um luxo, fica!
Sua lista de convidados está enorme e o salão não é tão amplo? Vá de coquetel! Este é o formato mais usado em festas de 15 anos. Prático e mais econômico que o serviço à la carte, ele permite que os seus amigos fiquem beliscando a noite toda sem ter que parar de dançar.
Se seu orçamento já está muito comprometido, mas você ainda quer dar um toque que fuja do tradicional, experimente personalizar o coquetel. Sirva mini sanduíches, cupcakes, mini hot-dogs… Use a sua criatividade e deixe o coquetel com a sua cara!
Outro formato que vem ganhando bastante espaço é a festa com finger foods. Nele, além dos salgados e aperitivos, são servidas também pequenas porções de pratos quentes em mesas fixas espalhadas pelo salão. Os convidados podem comer à vontade, sem precisar, necessariamente, se sentar. Você pode servir escondidinho, massas, caldos… Tudo em porcelanas fofas que cabem na mão.
Esse formato é mais recomendado para festas com muitos convidados. Além de ser mais econômico do que o jantar, é também mais prático para quem curte a festa.
Que tipo de festa será a sua?
Beijinho,
Carol Castro