Conheça o Chuseok, um dos feriados mais importantes da Coreia do Sul

Veja como os nossos idols favoritos estão celebrando essa data importante para o país

Por Gustavo Balducci 14 set 2019, 10h00

Sendo um dos feriados mais importantes para a Coreia do Sul, o chamado Chuseok (추석) busca preservar a relação dos sul-coreanos com o passado e comemora a importância dos laços familiares.

Celebrado durante três dias completos, o feriado acontece por lá no 15º dia do 8º mês, segundo o calendário lunar do ano, e respeita as tradições mais antigas de agradecer aos antepassados por uma boa colheita, além de reunir famílias inteiras que visitam a cidade natal dos seus ancestrais para compartilhar alimentos e cultivar boas memórias.

BTS_Hanbok_BigHit
O hanbok é um dos trajes usados durante o Chuseok BigHitEntertainment/Divulgação

Aqui no Ocidente, ele é conhecido como o Dia de Ação de Graças Coreano e a data completa as grandes festividades do país juntamente com outros dois feriados significativos, sendo eles o Seollal (Dia do Ano Novo Lunar) e o Dano (5º dia do 5º mês lunar). Ao contrário do calendário Gregoriano, ou solar, que nós brasileiros usamos – e que tem como base as voltas da Terra ao redor do sol –, o calendário lunar é organizado de acordo com as fases da lua.

Em 2019, o Chuseok começou no dia 12 de setembro e vai até este sábado (14). Muitos historiadores relacionam esse evento com as celebrações xamânicas de lua cheia e com uma série de competições esportivas que um antigo rei promovia como parte das festividades de outono. Entre as atividades do feriado prolongado estão o Charye, no qual as famílias prestam homenagem e fazem oferendas aos seus antepassados e depois senta-se junta à mesa para dividir um banquete, e o Seongmyo, ou visita aos túmulos, outro costume muito comum no qual é feita a limpeza e os cuidados das lápides e jazigos dos parentes falecidos (uma ação bem parecida com o que vemos acontecer no feriado de Finados aqui no Brasil).

View this post on Instagram

[Did you know that?] Chuseok literally means “night with best autumn moonlight” and is one of the most important holidays for Koreans to honor ancestors with rites such as "Charye". This celebration of the harvest, embellished by its poetic name, may originate from ancient shamanistic celebrations, when new harvests were offered to local deities and ancestors. Although the tradition, as it was originally, seems to have faded nowadays, more and more families adapt these customs to their contemporary lifestyles by for example holding the ancestors' ceremony before the official date in order to enjoy vacations abroad. https://bit.ly/2kpT1Vz #Chuseok #KoreanTraditions #holiday #gifts #Tradition #Charye #추석 #차례 #송편 #명절 #가족

A post shared by FKCCI (@fkcci) on

O folclore também ganha força durante os três dias. Acontecem por lá o Samulnori (quarteto de percussão tradicional), o Talchum (dança com máscaras), a Ganggangsullae (dança feminina na qual as mulheres juntam as mãos em círculo e cantam na primeira noite da lua cheia) e o Ssireum (uma espécie de luta). Já na gastronomia, o prato mais comum é o Songpyeon, um bolo em formato de lua crescente preparado com arroz em pó preenchido com sementes de gergelim, feijão, feijão vermelho, castanhas e outros ingredientes. Geralmente preparados em conjunto dos membros familiares na véspera, os bolos de arroz são cozidos e arrumados em camadas. Entre os dias, é comum usar vestimentas tradicionais do país, como o Hanbok.

View this post on Instagram

Aujourd’hui c’est Chuseok, et à cette occasion les coréens mangent ces petites douceurs appelées Songpyeon (송편). Joyeux Chuseok à tous 행복한 추석 보내세요~ . Crédits @shutterstock #chuseok #coreedusud #coree #fete #songpyeon #송편 #추석 #한국 #대한민국 #🇰🇷

A post shared by Entre Paris & Séoul – EPS (@entreparisetseoul) on

Nossos grupos e artistas favoritos já estão dando uma pausa merecida na rotina, enquanto alguns outros continuam ocupados com o comeback. Você já sabe que o BTS segue bem pleno durante o seu período oficial de descanso e deve passar todo o feriado juntinho com suas famílias. Ainda assim, o septo postou algumas fotos inéditas e deixou um recado para o ARMY, desejando a todos um ótimo Chuseok:

Os meninos do X1, que acabaram de debutar e já se tornaram um sucesso absurdo (além dos recordes de venda na estreia, eles levaram a 7ª vitória com o single FLASH em menos de um mês desde o lançamento), também vão poder descansar durante o feriado:

Continua após a publicidade

Outros idols gravaram mensagens desejando felicidades para a data, olha só que fofo:

THE BOYZ:

MONSTA X:

IZ*ONE:

ATEEZ:

PENTAGON:

ChungHa:

O Chuseok mantém viva a história dos antepassados e também conecta os jovens sul-coreanos com a sua própria cultura. Incrível, né?

Continua após a publicidade

Publicidade