Como fazer o seu estudo render

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h58 - Publicado em 22 jul 2013, 18h52

 

 

Não adianta se enganar: na hora de estudar, é melhor ficar bem longe do MSN, do Facebook, do celular, da televisão, do seu iPod. É difícil, mas deixe o Twitter e outras distrações para mais tarde: você precisa conseguir se concentrar de verdade para fazer com que suas horas de estudo sejam valiosas!

– Tenha um cantinho só seu

Desligue suas redes sociais, o celular, a TV e encontre o canto ideal da sua casa, com silêncio e uma boa mesa. Assim você esparrama todo o seu material a vontade e se garante que não vai forçar sua coluna em posições desconfortáveis.

– Espante o sono e a fome

Deitar na cama com os livros no colo nem em sonho: além de dar aquele soninho, você não encontrará posição ideal para ler e escrever. Dica: para espantar o sono de vez, vale dar uma cochilada (mas não exagere, 15 minutos já dá para descansar!) antes de começar a estudar.

 

E para não ficar pensando no que tem na geladeira, você pode comer uma fruta ou tomar um iogurte antes das tarefas, mas não fique beliscando durante os estudos, pois isso também pode tirar o seu foco – e sujar todas as suas apostilas e anotações!

– Invista em um caderno fofo e uma agenda incrível

Continua após a publicidade

As anotações são a coisa mais fácil que você pode fazer para se ajudar. Enquanto presta atenção na aula, escreva tudo o que achar importante – e não deixe nenhuma dúvida para depois. Use canetas coloridas para destacar o que vai cair na prova e o que é mais difícil, assim você já vai estar organizada na hora de começar a estudar. Um caderno fofo e bem feito dá até ânimo! Também aposte em uma agenda: organize o que você precisa estudar a cada dia, para dar a atenção certa para cada matéria e não esquecer nada perto das datas de provas importantes.

– Se jogue nos testes!

Fazer testes, exercícios e simulados são a melhor forma de saber se você entendeu o que está estudando. Ficar lendo teorias pode ser chato e confuso. Praticar o aprendido com exercícios vai te estimular e confirmar se você entendeu ou não a matéria.

– Assista a filmes

Um método que pode ajudar a fazer o estudo render é procurar por filmes, livros e quadrinhos que tenham a ver com a matéria do dia. Peça dicas para o seu professor, com certeza ele tem boas indicações!

– Descanse!

E para ter certeza de que você vai tirar de letra o estudo e aproveitar bem suas horas de dedicação, não esqueça de… se divertir! Estudar por muitas horas, sem tempo para relaxar, só vai te deixar mais estressada. Quando você completar a agenda de estudos do dia, não force a barra: descanse e relaxe para começar o próximo dia com pique!

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade