Continua após publicidade

Cometa verde passará pela Terra e poderá ser visto do Brasil; veja como!

Faz 50 mil anos que o cometa C/2022 E3 (ZTF) não dá um rolê sideral pelas bandas de cá

Por Da Redação Atualizado em 1 fev 2023, 13h08 - Publicado em 1 fev 2023, 13h05
Cometa verde passará pertinho da Terra e ficará visível no Brasil; como ver?
Triphecta/Getty Images

A última vez em que o cometa C/2022 E3 (ZTF) passou pela Terra foi há 50 mil anos. Agora, ele está de volta! A partir desta quarta-feira (1º) até 10 de fevereiro, vai ser possível observar o astro a olho nu em todo o Hemisfério Sul.

O C/2022 E3 desloca-se desde a Nuvem de Oort, conhecida por ser um reservatório de cometas, e justamente por isso demora tanto para se locomover. Sua coloração esverdeada é devido à presença de cianeto.

Além disso, não é possível prever com exatidão quando ele passará novamente pela Terra, uma vez que o astro pode acabar rachando ou sofrendo erupções, além de ter sua órbita desviada. E nenhum ser humano ainda é capaz de durar milhares de anos. Então, é bom garantir, né?!

Continua após a publicidade

Quatro dicas para ter mais chances de ver o cometa:

  • prefira lugares escuros para fazer a observação, sem muita luz artificial. Até porque a Lua vai estar em fase Crescente, o que por si só já ilumina o céu e dificulta a observação;
  • equipamentos como binóculos e até mesmo telescópios podem ajudar a identificação e focalização do astro;
  • no dia 4, o cometa estará pertinho de uma estrela chamada Capela. Já no dia 10, ele estará perto de Marte. Você pode usar aplicativos para saber para qual parte do céu olhar.
  • faça tentativas diárias para aumentar suas chances de observação.
Publicidade