Cometa verde passará pela Terra e poderá ser visto do Brasil; veja como!
Faz 50 mil anos que o cometa C/2022 E3 (ZTF) não dá um rolê sideral pelas bandas de cá
A última vez em que o cometa C/2022 E3 (ZTF) passou pela Terra foi há 50 mil anos. Agora, ele está de volta! A partir desta quarta-feira (1º) até 10 de fevereiro, vai ser possível observar o astro a olho nu em todo o Hemisfério Sul.
O C/2022 E3 desloca-se desde a Nuvem de Oort, conhecida por ser um reservatório de cometas, e justamente por isso demora tanto para se locomover. Sua coloração esverdeada é devido à presença de cianeto.
Além disso, não é possível prever com exatidão quando ele passará novamente pela Terra, uma vez que o astro pode acabar rachando ou sofrendo erupções, além de ter sua órbita desviada. E nenhum ser humano ainda é capaz de durar milhares de anos. Então, é bom garantir, né?!
Quatro dicas para ter mais chances de ver o cometa:
- prefira lugares escuros para fazer a observação, sem muita luz artificial. Até porque a Lua vai estar em fase Crescente, o que por si só já ilumina o céu e dificulta a observação;
- equipamentos como binóculos e até mesmo telescópios podem ajudar a identificação e focalização do astro;
- no dia 4, o cometa estará pertinho de uma estrela chamada Capela. Já no dia 10, ele estará perto de Marte. Você pode usar aplicativos para saber para qual parte do céu olhar.
- faça tentativas diárias para aumentar suas chances de observação.