Começando o ano letivo com o pé direito! | Capricho

Começando o ano letivo com o pé direito!

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 07h04 - Publicado em 18 dez 2015, 16h43

Olá, meninas! Como estão?

Quem aí já voltou as aulas? E quem foi para uma escola nova? Tenso, né? Hoje eu vim aqui dar algumas dicas para vocês garantirem suas notas no primeiro semestre e estarem mais tranquilas no segundo. Esse é o meu truque pra passar de ano na moleza!

Dica nº 1: Não ligue o computador quando chegar em casa do colégio.

Gente, isso é muito sério. Se você chegar em casa e correr para frente do computador, vai perder várias horas de estudo e vai atrasar o almoço/janta. Sabe aquele ditado de professor “matéria dada é matéria estudada”? Aposte nele! (Se tiver um celular que tenha internet e não consegui se segurar, vale dar uma tuitada. Nada que ultrapasse 15 min, ok?)

Dica nº 2: Durma ou faça alguma atividade relaxante por pelo menos 30 minutos depois da refeição.

Dormir um pouco depois do almoço faz muito bem. Esse “soninho” melhora suas habilidades mentais e vai te ajudar a estudar melhor. No entanto, se você é o tipo de pessoa que dorme muito não faça isso. Procure outra atividade que te deixe relaxada: leia um livro, escute música, escreva, desenhe, assista TV, etc.

Dica nº 3: Monte um horário de estudo.

Quanto mais organizada você for melhor. Alguns colégios ajudam os alunos a desenvolverem um horário, mas você pode montar sozinha. Por exemplo, estudar história, geografia ou literatura depois do almoço é bem complicado (dá um soooono). Então para esse horário coloque matérias como matemática, física ou química, que utilizam mais cálculos e menos leitura.  Dê intervalos entre uma matéria e outra. A grande vantagem do horário é que você não acumula matéria, nem fica se matando de estudar na véspera das provas.

Continua após a publicidade

Dica nº 4: Tire TODAS as suas dúvidas com o professor.

Quando o professor explica algo e surge aquela dúvida, não se cale. Pergunte na hora ou anote e fale com ele mais tarde. Isso também serve para quando estiver estudando em casa, anote e leve para a escola na aula seguinte.

Dica extra para terceiranistas: Aproveitem MUITO seu último ano no colégio. Participe dos trotes, das festinhas e das viagens.  E dedique-se muito aos estudos, vai valer a pena!

Boas aulas para todos!

P.s.: Vocês devem estar de perguntando sobre o meu bandaid. É que aqui onde eu moro tem a tradição de raspar a sobrancelha quando passa no vestibular. Sim, agora eu vou para faculdade e confesso que com um pouco de medo.

Beijinhos, @Karoltorresn

Fotos: Telma Vasconcelos

Continua após a publicidade
Publicidade