Clubhouse: veja como funciona o aplicativo de áudio apenas para convidados
Para entrar no App do momento, que está sendo considerado uma espécie de podcast ao vivo, é preciso ser convidado ou se registrar em uma lista de espera
Um novo aplicativo, por enquanto exclusivo para iPhone, começou a bombar na internet nas últimas semanas. Se trata do Clubhouse, uma App de conversas de áudio que celebridades como Elon Musk, Oprah Winfrey e Drake já estão usando! Para participar, você precisa receber um convite de algum amigo ou fazer um pré-cadastro e entrar em uma lista de espera – o que está dando uma ideia de exclusividade à nova rede e deixando os internautas ainda mais curiosos! Ao entrar na rede, você recebe dois convites para enviar para os amigos.
O Clubhouse, que vem sendo considerado um tipo de podcast ao vivo, funciona através de salas de bate-papo que possuem durações pré-determinadas. Os ambientes são divididos por temas e é possível escolher quais interesses você deseja acompanhar ao criar sua conta. O limite de ouvintes em uma sala é de cinco mil pessoas simultâneas, não é possível gravar as conversas e elas também não ficam salvas dentro do aplicativo. Inclusive, quando um usuário tenta gravar as conversas aparece uma mensagem avisando que isso fere os princípios da plataforma e que existe o risco de ele ser excluído.
A busca pelo aplicativo cresceu rapidamente após Elon Musk, considerado o homem mais rico do mundo em 2020, participar de um evento dentro do aplicativo em 31 de janeiro para falar sobre a colonização de Marte, vacinas e criptomoedas. No Brasil, por exemplo, as buscas pelo Clubhouse cresceram mais de 500% durante a primeira semana de fevereiro! Em maio de 2020, a empresa que lançou o App estava avaliada em US$ 100 milhões, de acordo com a Forbes, sendo que agora seu valor subiu para US$ 1 bilhão, segundo a Reuters.
O aplicativo é um espaço em que é possível aprender e ensinar coisas, como um idioma (há vários grupos dedicados à conversação na plataforma), e falar aleatoriedades, sobre grupos especializados no Big Brother Brasil, por exemplo. Em um momento em que se comunicar através de vídeos ganha cada vez espaço nas redes, o Clubhouse surge para propor outra forma de diálogo e ir contra aquela máxima de que áudios são ruins e ninguém ouve. Será mesmo?
Inclusive, a novidade já rendeu bastante em outra rede social, o Twitter, com os usuários opinando sobre a novidade, que ainda não chegou para aparelhos Android nem tem data para chegar. Acredita que já tem gente até vendendo clandestinamente convites para o App na internet?!
entrei num papo do clubhouse e percebi que sou melhor fofoqueira ouvinte do que faladoura
— Daniel Bovolento (@danielbovolento) February 8, 2021
Gente boninho desmentindo que convidou Felipe neto pro bbb e ele negou AO VIVO no club house to de cara
— Nátaly Neri (@natalyneri) February 7, 2021
club house é claramente a rede social que eu entraria pra ver como é e no outro dia ia desinstalar
deus que me defenda uma rede social só de áudio, nem o wpp que já tenho uso áudio
— 𝚟𝚒𝚝𝚘𝚛 𝚑𝚞𝚐𝚘 (@vitorhsilvaa) February 8, 2021
clubhouse parece um grande podcast
essa é a minha consideração
to ouvindo uma sala sobre marketing e meu deus todo mundo tem a mesma frustração de métrica e de como a publicidade se tornou números
TRISTE mas é muito real
— shreka (@ducamzn) February 8, 2021
Em quanto tempo o Instagram vai copiar a funcionalidade de áudio do ClubHouse? 🤣
— ondejacyviu (@jacyjuly) February 8, 2021
Já que eu só tenho Android, vou ter que me restringir a esse Clubhouse: pic.twitter.com/IBvcs6lw4l
— João Godoy 🏀 (@JaumGodoy) February 8, 2021