Continua após publicidade

Cientistas descobrem ‘barata gigante’ que vive no fundo do mar

A espécie foi descoberta no Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 23 jul 2020, 14h48 - Publicado em 23 jul 2020, 14h33

É, 2020 não está nada fácil… Um grupo de cientistas da Indonésia descobriu uma nova espécie que se parece com uma barata gigante! A Bathynomus raksasa, pertencente a um gênero de isópodes gigantes, foi encontrada no Estreito de Sunda, no Oceano Índico. A criatura estava entre uma profundidade de 957 m e 1.259 m abaixo do nível do mar.

A Bathynomus raksasa pode chegar a medir 33 cm na fase adulta! LIPI/Reprodução

“Seu tamanho é realmente muito grande e ocupa a segunda maior posição no gênero Bathynomus”, disse Conni Margaretha Sidabalok, cientista do Instituto de Ciências da Indonésia (LIPI), sobre a criatura que pode chegar a medir até 33 cm.

Apesar da descoberta ter acontecido no mar da Indonésia, é a primeira vez que uma espécie do gênero é encontrada por lá. De acordo com Cahyo Rahmadi, chefe de zoologia da LIPI, isso pode ser uma evidência de “como o grande potencial de biodiversidade da Indonésia ainda não foi revelado”.

Mesmo com a aparência assustadora, esses criaturas não são tão perigosas e se alimentam de restos de animais mortos encontrados no fundo do mar. De acordo com o Museu de História Natural de Londres, as Bathynomus tem um metabolismo lento. Para se ter ideia, um isópode gigante mantido em um aquário no Japão conseguiu sobreviver de 2009 até 2014 sem se alimentar!

A pesquisa que descobriu a nova espécie foi realizada pelo LIPI, o Museu de História Natural Lee Hong Chian e a Universidade Nacional de Singapura.

O que você achou dessa descoberta?

Publicidade