Ciência descobre que idade importa, sim, em um relacionamento!
Estudo comprova que casais com muita diferença de idade podem não vingar.
Dizem por aí que quando o amor é verdadeiro, supera qualquer diferença – seja cultural, de etnia, classe social, religião e até mesmo de idade. O importante é que exista um sentimento forte e a vontade de estar junto, certo? Talvez não. Estudos da Emory University, de Atlanta, nos Estados Unidos, apontam que quanto maior for a diferença de idade em um relacionamento, maiores são as chances da separação do casal.
Após uma pesquisa com 3.000 americanos, as conclusões mostraram que a diferença nem precisa ser tão grande: para casais em que uma das pessoas tem cinco anos a mais que a outra, a probabilidade de separação é de 18%. E conforme essa distanciação de idades for aumentando, a porcentagem também cresce. Se a diferença for de 10 anos, as chances de a relação não dar certo sobem para 39%; e se for de 20 anos, para 95%!
As possíveis justificativas para esses resultados já eram esperadas, na verdade. Com o passar dos anos, os interesses mudam, assim como as preferências e os objetivos. Então, se as duas pessoas envolvidas estão em etapas diferentes de vida, é normal que manter o relacionamento seja mesmo um pouco mais desafiador.
De qualquer forma, é importante ressaltar que esse é apenas um estudo e não uma “verdade universal”. Isso varia de caso para caso. Além disso, são vários fatores que contam em um relacionamento, né?! O amor pode ir bem além da idade!
E você, o que acha sobre essa história de diferença de idade?