Checklist do Enem: o que você não pode esquecer no dia da prova

E também o que você não pode levar de jeito nenhum!

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 20 nov 2021, 09h23 - Publicado em 20 nov 2021, 10h10

Neste domingo, 21, acontece o primeiro dia de aplicação do Enem 2021. A prova é a principal porta de entrada para os vestibulandos para a universidade e, nesta edição, teve 3.109.762 inscritos. Assim, sendo um dia decisivo para muitos jovens e que pode envolver um frio na barriga, é importante se preparar antes. Além de dormir cedo na noite anterior, aproveite também para deixar separado o que você precisa levar. Para facilitar o seu checklist, montamos uma lista com o que não pode faltar. Confira abaixo:

Menina faz prova
FG Trade/Getty Images

Documento com foto

Para realizar a prova é obrigatório estar levando um documento  original com foto. Na dúvida sobre quais são válidos? São esses: RG, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório e Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.

Caneta preta

É necessário levar caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

Máscara e álcool em gel

Vale lembrar que também é obrigatório o uso de máscara para a realização da prova e será proibida a entrada sem o equipamento de proteção. Além da que estiver usando, vá preparado e leve uma extra para trocar caso seja necessário. Apesar do álcool em gel ser disponibilizado para os candidatos no local de prova, cada estudante poderá levar o seu.

Água e lanche

Por causa da pandemia causada pelo coronavírus, os bebedouros do local de prova podem estar desligados, então não se esqueça de levar a sua própria garrafa de água. Como a prova é longa, também é importante levar algo para comer. Invista em alimentos que você já está acostumado e de preferência a lanches mais leves.

Cartão de confirmação da inscrição

Não é obrigatório apresar o cartão de confirmação de inscrição na hora da prova mas o INEP recomenda que o estudando leve o documento porque nele é possível checar algumas informações, como o prédio e a sala em que o vestibulando está.

Continua após a publicidade

Além de lembrar o que é preciso levar na hora, é importante saber o que é proibido no exame:

Acessórios

Óculos escuros, bonés, gorros ou viseiras são vetadas da prova.

Eletrônicos

Aparelhos eletrônicos e celulares são proibidos durante a aplicação do exame e devem ficar desligados dentro do porta-objetos.

Materiais escolares

Itens como apostilas, livros, lápis, borracha e régua também não devem ser levados.

A abertura dos portões acontecerá às 12h e o fechamento às 13h. As provas começarão a ser aplicadas à 13h30 e terminaram às 18h no primeiro dia e às 18h30 no segundo dia do exame.

 

Continua após a publicidade

Publicidade