Carnaval 2021: saiba o que rolou com o feriado e quando ele deve ocorrer

Afinal, o Carnaval 2021 foi ou não cancelado? O feriado cai quando? Vai ter bloquinho? E desfile? Quando as festas devem rolar na prática? Entenda!

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 11 fev 2021, 14h34 - Publicado em 11 fev 2021, 14h35
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

O Carnaval é uma festa tão esperada pelos brasileiros que se brinca que o ano só começa depois que ele termina, né? Entretanto, em meio à luta contra a pandemia de coronavírus, as capitais responsáveis pelos maiores desfiles e blocos de ruas precisaram suspender ou cancelar suas comemorações. Em um ano atípico, a população se questiona como ficará o calendário sem a realização das festas.

Carnaval 2021: saiba o que rolou com o feriado e quando ele deve ocorrer
Giada Canu / EyeEm/Getty Images

Para entender, primeiro é preciso saber que o Carnaval não é considerado um feriado nacional, mas, a  esfera pública costuma considerar a data ponto facultativo. O setor privado, então, decide se concede folgas ou não. O Diário Oficial da União (DOU), de 30 de dezembro, estabeleceu que os dias 15 e 16 de fevereiro serão pontos facultativos para os órgãos públicos federais e, no dia 17, até as 14 horas, também será. Com isso explicado, veja como deve ficar o calendário em algumas das capitais famosas pelos maiores carnavais do país:

Rio de Janeiro

Em janeiro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que não há condições do carnaval ser realizado em fevereiro nem em julho. “Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento“, explicou através de suas redes sociais. 

Em relação aos impactos que o cancelamento do evento causará no bolso dos trabalhadores que esperam o ano todo pela festa, Paes afirmou que determinou que “a Riotur e a secretaria municipal de Cultura trabalham na preparação de editais a fim de permitir que os fazedores dessa grande festa e celebração cultural tenham alguma forma de sustento ao longo de 2021”.

O prefeito, que havia considerado ponto facultativo no dia 15, voltou atrás e suspendeu a decisão. Já a terça-feira de carnaval, 16, segue mantida em todo o estado. 

São Paulo

Segundo a prefeitura de São Paulo, ainda não há um data definida para que o carnaval aconteça na cidade. A festa só deve acontecer mediante a “à imunização da população contra à COVID-19”, ou seja, depois que uma parcela significativa da sociedade for vacinada.

A decisão de adiar o carnaval foi tomada pela gestão municipal no final do ano passado e, na ocasião, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo sugeriu que a festividade ocorresse em julho – entretanto, isso não deve ocorrer. Talvez novembro? Fato é que ainda não foi definida uma data oficial para as festanças. O ponto facultativo, vale dizer, foi cancelado e não será feriado.

Continua após a publicidade

Salvador

Em novembro de 2020, a prefeitura de Salvador anunciou o cancelamento do carnaval em fevereiro. Na ocasião, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, informou que “a possibilidade do carnaval acontecer em outro momento de 2021 está condicionada a existência de uma vacina acessível a todos”. Assim como a comemoração de carnaval, as festas populares que acontecem anualmente na capital baiana também foram suspensas.

Apesar de um decreto estadual de 1981 estabelecer a segunda, terça e quarta-feira (até 12h) como ponto facultativo, o governo da Bahia entende não existir razão para decretar o ponto facultativo em 2021, por causa da pandemia.

Carnaval 2021: saiba o que rolou com o feriado e quando ele deve ocorrer
CSA Images/Getty Images

Recife

“O carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte”, disse o secretário estadual da Saúde de Pernambuco, André Longo, em 17 de dezembro. Assim como as comemorações de rua, festas privadas e eventos não podem ser realizados em todo o estado. Será a primeira vez em 43 anos que o Galo da Madrugada, maior bloco do mundo, não vai as ruas. 

 Na última terça-feira, 9, o a prefeitura de Recife anunciou o cancelamento do ponto facultativo com o objetivo de evitar aglomerações. O anúncio da suspensão foi feito após o lançamento de um auxílio emergencial dedicado a artistas e agremiações que dependem financeiramente do carnaval.

Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis cancelou o carnaval (e o feriado) deste ano e através de um documento assinado com a Liga das Escolas de Samba (Liesf) foi decidido que os desfiles devem acontecer apenas em 2022. “O momento pandêmico impede qualquer apresentação com a segurança necessária”, explicou o prefeito Gean Loureiro.

A prefeitura de Florianópolis decidiu cancelar o recesso dos servidores públicos no final de janeiro, com o objetivo de que os servidore estejam disponíveis para auxiliarem em assistências relacionados a Covid-19.

  • Belo Horizonte

    Na capital mineira, o carnaval foi suspenso. “A decisão de uma nova data depende das condições sanitárias acompanhadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19″, disse a prefeitura para a CNN.  O carnaval em Belo Horizonte não será considerado ponto facultativo no calendário em 2021, a decisão foi tomada em 13 de janeiro.  A suspensão do ponto facultativo foi tomada “considerando a necessidade de continuidade das medidas adotadas pelo município para o enfrentamento da emergência sanitária”, disse a prefeitura. Por enquanto não foi estabelecida uma nova data para a festa, que no último ano atraiu mais de 4,5 milhões de pessoas para a capital.

    Continua após a publicidade
    Publicidade