Continua após publicidade

“Brincadeiras” com aparência de Lana Del Rey são gordofobia disfarçada

O estilo simples da cantora virou alvo de piadas, que até parecem inofensivas, mas no fundo são reflexo de um padrão estético que maltrata muitas mulheres

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 18h40 - Publicado em 31 Maio 2023, 18h54

A volta de Lana Del Rey, após quatro anos longe dos palcos, aconteceu no último sábado (27), no Rio de Janeiro. Se na plateia a cantora foi muito bem recebida pelos fãs brasileiros, na internet, uma onda de comentários sobre a sua aparência ganharam espaço. Alguns deles criticavam abertamente o corpo da artista, condenando o ganho de peso, mas muitos dos posts escondiam a gordofobia por trás de “brincadeiras” – que de inofensivas ou engraçadas não tinham nada.

Ao republicar um vídeo da Lana no aeroporto do Rio de Janeiro, em que ela vestia um jeans básico, uma camiseta branca de manga longa e um casaco, um usuário tweetou que “ela tinha muita cara de que trabalha num escritório ali no centro do Rio e só saiu pra almoçar no self-service com os amigos da firma”. Em seguida, muitos outros comentários começaram a comparar a aparência da cantora com outros estereótipos de trabalhadores e pessoas mais humildes. “Ela realmente tem cara das pessoas que eu atendo no restaurante e passa vr ou ticket”, escreveu outra seguidora.

E nem todos os posts vinham de haters. Muitos fãs e pessoas que admiram a cantora acabaram entrando no que acharam que era apenas uma brincadeira. “Se chama Alana, administra empresas e nas horas vagas costuma ir a bares de esquina tomar aquela geladinha e pegar um praia aos domingos. Laninha é tudo”, tweetou uma delas, por exemplo.

Acontece que a cantora sempre optou por um estilo mais simples, só que as críticas só começaram depois que ela ganhou peso. Uma seguidora ressaltou isso: “Ela sempre foi ‘gente como a gente’, sempre usou roupas simples e não falavam isso quando ela magra. Antes ela era a ‘sad girl’, todo mundo queria ser igual, passar a mesma vibe”. Sem contar que as comparações também podem refletir um preconceito de classe social, né?

Infelizmente, por conta da gordofobia, Lana e muitas outras mulheres que não estão no corpo (considerado) padrão viram alvo de ataques e “piadas” por usarem roupas que, quando estão no corpo magro, não são alvo dos mesmos comentários.

Continua após a publicidade

Nós mostramos aqui na CAPRICHO quando a modelo Tess Holliday sofreu várias críticas ao usar um vestido de tule com morangos bordados no Grammy Awards. Na época, o mesmo vestido era uma das peças mais populares do TikTok, com mais de 13 milhões de visualizações na hashtag #strawberrydress, que faz referência a ele.

Muitas vezes, não é só uma “brincadeira” ou o “look que não combinou”, é gordofobia – e não dá mais para deixar isso passar.

 

Publicidade