Brasil inicia hoje teste final de vacina chinesa contra o coronavírus

A previsão do Instituto Butantã é que a testagem em voluntários da vacina chinesa comece ainda nesta segunda-feira, 20

Por Isabella Otto 20 jul 2020, 10h08

Uma boa notícia para começar bem a semana! Ou um pouquinho melhor, pelo menos. Na madrugada desta segunda-feira, 20, as vacinas do laboratório chinês Sinovac Biotech contra o coronavírus chegaram ao Brasil, onde serão testadas em voluntários pelo Instituto Butantã, em São Paulo. A previsão é de que a 3ª fase de testes se inicie ainda hoje. Afinal, a droga já possui o aval da Anvisa.

De acordo com especialistas, a vacina chinesa é uma das mais promissoras no combate ao coronavírus, que já matou no mundo mais de 606 mil pessoas. No total, 12 centros de pesquisas, espalhados por São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal, receberão a droga para testagem inicial em 9 mil voluntários que trabalham na área da saúde.

  •  

    O intuito é que, caso se mostre efetiva, a vacina do laboratório Sinovac Biotech consiga ser produzida no Brasil. Em junho, outra droga contra o vírus começou a ser testada no país. Desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, intitulada ChAdOx1 nCoV-19, ela também se encontra na lista das mais eficientes. Foram 2 mil voluntários testados em São Paulo, também profissionais da saúde. A previsão é de que os resultados da fase final de teste sejam divulgados em setembro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade