Blue Monday: por que a 3ª segunda-feira de janeiro é a mais triste do ano?

Teoria é baseada em um artigo do psicólogo Cliff Arnall e em dados da revista Psychology Today; entenda a "deprê generalizada"!

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 19h03 - Publicado em 16 jan 2023, 18h45

Você sentiu que acordou mais para baixo do que o normal nesta segunda-feira (16)? Saiba que essa sensação pode ser consequência do que chamam de Blue Monday, o dia mais triste do ano, que cai sempre na terceira segunda-feira de janeiro. Mas que fenômeno é esse?!

balão azul com rosto triste em um fundo azul
nito100/Getty Images

O que é a Blue Monday?

O conceito de Blue Monday nasceu com o artigo do psicólogo Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, que foi publicado pelo jornal britânico The Guardian. De acordo com os estudos feitos por Cliff, a terceira segunda-feira do ano é um dia triste pois a soma de vários fatores mexem com o emocional das pessoas.

Janeiro é o primeiro mês do ano. Com ele, vem a pressão de fazer e cumprir as resoluções, é um período longe de datas festivas (em que o brilho do Natal se foi, por exemplo), e quando os boletos e faturas normalmente estão mais salgados que de costume. Além disso, no país de origem do conceito, a Grã-Bretanha, as estações mais solares e cheias de vida estão distantes.

Toda segunda-feira já é meio deprê por si só, mas é na terceira do primeiro mês do ano em que a ficha realmente parece cair: o período de festas chegou ao fim e que as coisas voltaram ao normal – talvez menos no Brasil, onde o ano só começa oficialmente depois do Carnaval. (risos)

Continua após a publicidade

via GIPHY

O marketing por trás da Blue Monday

Para muitos, todo esse papo é uma pura jogada de publicidade das agências de viagem. Isso porque, nesse período, sempre rolam promoções bem atrativas para que as pessoas se desestrassem e recuperem um pouco do brilho das férias de janeiro. Mas, até hoje, a Universidade de Cardiff (onde o criador do artigo se formou) se mantem distante dessa teoria.

Continua após a publicidade

Acontece que, apesar da possibilidade da jogada marketeira, existe um transtorno efetivo sazonal que acomete pessoas nesta terceira segunda-feira do ano. Estima-se que ele afete 10 milhões de americanos. Segundo dados do Psychology Today, neste dia, há um pico dos índices de tristeza e depressão, desencadeado pelos motivos já citados acima e agravado no Hemistfério Norte, por causa da falta da luz do Sol.

Especialistas também afirmam que picos de tristeza e depressão também aumentam no final do ano, entre o Natal e o Ano Novo, período em que as tentativas de suicídio sobem consideravelmente. Portanto, mesmo que no Hemisfério Sul a Blue Monday faça menos sentido, ela pode ser mais uma data simbólica do calendário para lembrarmos a importância da saúde mental.

Publicidade