Blog da Galera: você sabe o que significa um fanzine?

Gyovanna Cabral, da Galera CH, fala sobre esse método independente de divulgar o trabalho artístico.

Por Da Redação 14 jun 2019, 16h00

Oi, gente! Aqui é a Gyo Cabral. Vocês já ouviram falar sobre fanzine? É um método de baixo custo que os artistas criaram para divulgar seus trabalhos independentes. Tudo não passa de um livreto com poesias e/ou textos, que geralmente custam de R$5 a R$10, dependendo do trabalho do artista.

Nancy J. Price/Reprodução

Hoje em dia, está cada vez mais difícil encontrar uma editora para publicar nossos escritos. Muitos optam por fazer seus livros por conta própria, mas, até gerar lucro, a produção pode ter um custo muito alto. Queria citar também que, na minha opinião, há uma desvalorização da literatura: cada dia que passa, as editoras investem mais em nomes já famosos que em conteúdos e novos talentos. Ultimamente, tenho “tirado meu chapéu” para a Planeta dos Livros, que anda publicando várias poetas femininas de Slam. Vocês devem conhecer o livro Outros Jeitos de Usar a Boca, da Rupi Kaur, não é? É poesia e também ficou bastante famoso.

Mas esse não é bem o assunto deste texto. Vamos dizer que é apenas uma justificativa para o fanzine existir. Eu estive responsável pela produção de duas fanzines: a minha, que vai começar a ser vendida em breve (você pode acompanhar no meu Instagram) e a do Slam que ajudo a organizar. A produção é bem simples: monto no Word, imprimo e dobro no meio várias vezes. Também é importante não se esquecer de cortar as partes que não abrem!

É muito bom que você procure divulgar seu trabalho em saraus e lugares com essa pegada mais literária, que dará bons resultados para a venda ou até mesmo mandar por correio com um frete de baixo custo. Ou seja, o fanzine pode ser uma ótima opção para você que quer seguir carreira na literatura, mas ainda está começando e quer divulgar seu trabalho.

Fé em Deus que os escritores dominam o mundo!

Beijos,
@poesiade1minuto

Continua após a publicidade

Publicidade