Blog da Galera: você sabe como é o Carnaval em Curuçá, interior do Pará?

Maria Eduarda, da Galera CH, conta um pouco sobre a folia ecológica que virou tradição na cidade paraense.

Por Da Redação 8 mar 2019, 17h50

Oii, gente! Tudo bem? Aqui é a Maria Eduarda, vocês podem me chamar de Duda ou Aria, tanto faz. O feriadão de Carnaval infelizmente acabou, mas resolvi contar um pouco para vocês sobre os meus dias de folia na cidade de Curuçá, interior localizado no nordeste do Pará.

Esse é o abadá que homenageia a preservação dos manguezais. Nem precisa de muito esforço pra se divertir, né? Arquivo Pessoal/Reprodução

Passar o Carnaval em Curuçá já se tornou tradição para minha família, além de ser um dos destinos mais procurados pela região paraense. A cidade chama muita atenção por seus blocos regionais. Entre eles, o mais conhecido é chamado “Pretinhos do Mangue”. O bloco é uma homenagem e conscientização à preservação dos manguezais, já que o mangue é um dos biomas mais ameaçados pelos homens. O melhor disso tudo é que o abadá é gratuito, basta ir até o manguezal e se sujar de lama. Sem medo, óbvio!

  • Nesse ano, o bloco ocorreu no sábado e na terça-feira, às 16h, e reuniu cerca de 20 mil brincantes pela avenida principal da cidade. Cada ano se renova e entram mais pessoas na brincadeira. Além de muita curtição, a mensagem de Carnaval ecológico sempre é passada com muito respeito.

    Vale a pena conhecer e participar, não somente desse como também de outros bloquinhos que passam por lá. E o melhor é que sempre sai um atrás do outro, não dá para ficar parado em Curuçá! Já estou ansiosa para o Carnaval do ano que vem!

    Beijão,
    @ariacabrwl

    Continua após a publicidade
    Publicidade