Continua após publicidade

Blog da Galera: ‘Para mim, adolescência é a hora de descoberta da vida’

Você que está lendo esse texto tem um futuro brilhante pela frente: você é suficiente, forte e capaz de tudo. Acredite.

Por Blog da Galera CAPRICHO Atualizado em 14 set 2023, 15h46 - Publicado em 20 jul 2023, 06h00
topo Zahyra Garrido
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Assim como a Lua, nós também passamos por fases e isso é normal, faz parte da vida. Quem não lembrar do passado, das amizades que não existem mais? Dos desejos que já não são mais os mesmos? Nossa vida é justamente isso: uma construção de fases boas e ruins. É aquilo que chamamos de “montanha russa da vida”.

Essa primeira fase, assim como a Lua, acontece quando nascemos: tudo é novo, desconhecido e cada pequena coisa é uma descoberta ou até um evento fantástico quando feito pela primeira vez. Muitas coisas boas acontecem nesse momento e, sim, coisas ruins também: é aquele brinquedo que não conseguimos comprar, ou o fim da brincadeira no pula-pula, a hora do banho que interrompe a brincadeira… Esse momento de pré e da adolescência, é quando a gente descobre tudo.

Continua após a publicidade

Estou falando tudo isso para dizer que é importante, sim, amadurecermos. E que essa é uma outra fase, em que mudam as nossas prioridades, nossos sonhos vão se tornando cada vez mais próximos da realidade, assim como as paixões; nossos descobrimentos pessoais…

E essa fase é as mais maluca também, viu? É a que mais exige da gente, com certeza. Pois daí, estamos nos preparando para fase adulta, a gente erra (mas é errando que se aprende) a gente aprende a lidar melhor com as outras pessoas, a lidar com nossos sentimentos e com nosso coração. 

Nessa idade a gente vive tanta coisa que… nossa! Um dia vamos apenas lembrar de tudo isso e rir ou até mesmo chorar pelas lembranças de um tempo que não volta mais; de pessoas que não estarão mais aqui ou que até não queremos mais por perto. Nossa vida é formada por fases, e todas elas sempre nos ensinam algo: sempre!

Continua após a publicidade

Lembre-se que um dia ruim não é uma vida ruim, ok? E que dias ruins sempre acabam – até porque em dias de chuva sempre no fim aparece o arco íris. Nós sabemos que às vezes é difícil aceitar uma decisão externa, ou até lidar com alguma situação ruim. Isso às vezes faz com que a gente desacredite em um monte de coisas. Existem fases ruins que demoram a acabar, mas elas passam, sim.

E digo mais: pode ter certeza que, em breve, toda essa a luta e dor sentida será um grande orgulho na sua trajetória e vai servir como legado e realização quando seus sonhos estiverem nas suas mãos. E, sim, a vida nos ensina a ser forte a cada dia. Você não veio à toa e nem por acaso neste mundo.

Você que está lendo esse texto tem um futuro brilhante pela frente: você é suficiente, forte e capaz de tudo. Só você é capaz de determinar o seu valor – seja em que lugar social, econômico, etc., você estiver. Você é uma pessoa enorme, embora tão pequena por fora, e tem uma força grandiosa. Todo mundo tem aquela dor no coração, né? Mas tenho certeza que você vai conseguir transmitir bondade e que se tornará luz na vida das pessoas ao seu redor.

Continua após a publicidade

Publicidade