Blog da Galera: O terror que pode ser o último ano da escola

Bruna Nunes, da Galera CH, conta como foi o processo de transição do colégio para a faculdade, e como é possível sobreviver ao período

Por Da Redação Atualizado em 12 mar 2021, 18h34 - Publicado em 21 fev 2020, 13h30

Oii, galera! Tudo bem? Aqui é a Bruna Nunes e quero conversar com os estudantes hoje, aproveitando a onda de voltas às aulas e também a campanha linda da CAPRICHO chamada #escolasemfiltro. A fase escolar é um período muito marcante em nossas nossas vidas e, diga-se de passagem, o Ensino Médio e principalmente o último ano tem um peso gigante: é despedida, é viagem, é vestibular, é faculdade, é tomada de decisões, é vida nova começando… Mas, respira, que estou aqui para bater um papo com vocês justamente porque sobrevivi a essa fase – que não foi nada fácil – e, por isso, quero tentar amenizar a situação para os outros.

Foto da Brubs, autora do texto
Oiii! Sou eu, a Brubs! Reprodução/Reprodução

Todos nós sabemos que há uma grande pressão no último ano do colégio, justamente por ser a reta final: entramos nesse período e já começam as trilhões de perguntas sobre o nosso futuro, sobre o que queremos fazer na facul, qual profissão escolher, a pressão para arranjar um job e todas essas coisas. Mas você precisa lembrar que não é obrigada a ter todas essas coisas decididas antes de entrar no terceirão, viu? Você pode usar essa fase justamente para se encontrar. Afinal, a escola serve também para nos auxiliar nisso.

  •  

    Estou aqui tentando tranquilizar todos vocês e dizer que não há apenas uma opção para seu futuro. Você pode tirar um ano sem escola para estudar, caso tenha condições, tentar cursinho, pode já tentar entrar na faculdade e, caso não consiga a instituição desejada, é possível tentar de novo! Também rola procurar um trabalho, fazer algum curso técnico… Analise mais de uma opção e converse com seus responsáveis. Pedir conselhos de pessoas que optaram por diferentes opções é uma ótima também, principalmente se estiver bastante perdida.

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by B R U B S | Minha F5 (@f5dabrubs)

    Não é só você que está pirando, não! A dúvida é completamente normal. Somos muito jovens para carregar todo esse peso de decidir toda a nossa vida com 17 ou 18 anos. O 3º colegial não precisa ser somente sobre isso. Pode ser sobre você aproveitar essa fase, curtir seu último período da escola, se abrir para o novo. Cuide de você, beba água, respire fundo, acredite no seu potencial, evite comparações e respeite seu tempo.

    É isso, gente! Não foi fácil pra mim, mas tudo se resolveu no final. Boa sorte pra todo mundo!

    Beijos,
    @minha_f5

    Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico: bolsas de estudo com descontos de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade