Blog da Galera: O que eu aprendi com meus 16 anos
A Gi Pellegrino acabou de fazer aniversário. Vem ver quanta coisa incrível ela tem para compartilhar!
Oii, gente! Eu sou a Gi Pellegrino e provavelmente quando vocês lerem isso já terá passado o dia do meu aniversário. Na quinta-feira (12/09), eu fiz 16 anos!!! Ok, eu sei que com 16 anos a gente não tem tanta bagagem e experiência, mas eu realmente aprendi algumas coisas e vim compartilhá-las com vocês.
#1. Nem sempre o fim do mundo realmente é o fim do mundo!
Eu sou uma pessoa dramática. Não sei se a minha paixão por músicas, filmes e livros tristes ajudaram a me tornar uma pessoa assim, mas eu sou. Lembro quando eu estava no 8° ano da escola e tirei 1,75 em uma prova e, como vocês já devem imaginar, saí correndo da sala e passei o resto da manhã trancada no banheiro chorando. Ali eu realmente pensei: “É o fim, não há mais nada que eu possa fazer”. E realmente não havia mais nada que eu pudesse fazer ficando trancada no banheiro! Realmente seria o fim se eu não me controlasse e não pensasse em maneiras de resolver o problema! Quando eu consegui perceber que aquele não era o fim de todas as minhas esperanças, foi como se a tempestade tivesse ido embora. E cá estou eu quase terminando o 2° ano do Ensino Médio, igualzinha a todos os meus colegas de classe que tiraram 10 naquela prova!
#2. Estudar não significa só sentar na frente de uma lousa e ouvir o professor falar
Estudar é muito relativo. Cada um de nós tem vários jeitos de estudar, e claro que o mais conhecido é aquele com que a gente se acostuma enquanto está na escola, faculdade e cursinho. Mas podemos estudar também assistindo a filmes, lendo livros, estando em rodas de conversa com amigos, viajando (minha maneira preferida de estudar!) e de muitos outros modos. Além disso, podemos estudar coisas que não são necessariamente matérias como matemática e biologia, podemos estudar sobre absolutamente qualquer coisa. Insetos, problemas sociais, música, universos paralelos e por aí vai. O importante é ser curioso, interessado e aprender sempre!
#3. O passado pode influenciar a pessoa que você é hoje, mas ele não é o seu futuro!
Muitas vezes o nosso passado não foi tão feliz, ou não foi do jeito que gostaríamos que tivesse sido. E ele até pode influenciar a pessoa que você é hoje, mas não vai definir o seu futuro. O futuro e tudo o que há de desconhecido nele pode até dar um frio na barriga em alguns momentos, mas o quanto isso vai ser assustador na sua vida vai depender do ponto de vista com que você encara as situações que vão surgindo. Você pode assumir que o desconhecido é uma coisa assustadora e que você não tem o menor controle sobre o que vai acontecer daqui pra frente, ou você pode assumir que o futuro é a mais bela chance da vida de começar sempre do zero e curtir o que quer que aconteça.
#4. Ter um dia ruim não significa que sua vida é ruim!
Existem dias em que não estamos bem por vários fatores e nesses dias é grande a chance de ficarmos choramingando pelos cantos e lamentando como a nossa vida é ruim e o quanto somos infelizes. Mas ter um dia ruim, definitivamente não torna sua vida ruim. É só um dia, vai passar! Como eu vivo dizendo, ninguém tem 100% de dias ruins e nem 100% de dias bons, então aproveite os dias bons e esteja fortalecido para suportar e superar os dias que não forem tão bons assim.
#5. Nunca estamos prontos para dizer adeus
Muitas vezes vira rotina a gente ter que se despedir de pessoas especiais. Você pode se despedir dessas pessoas por alguns dias, por algumas semanas, alguns anos ou até mesmo para sempre, mas o fato é que nunca estamos prontos para dizer adeus a quem amamos. Sempre vamos sentir um aperto no coração e deixar cair uma lágrima meio sem querer.
#6. Você ainda vai quebrar a cara muitas vezes!
Podemos quebrar a cara muitas vezes, e das mais diferentes formas. Pode ser no amor, na escola, no trabalho… A única coisa certa na vida é que isso vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. E vai depender de você deixar passar e superar, ou então tornar-se uma pessoa amargurada que só reclama da vida e fica falando por aí que é a pessoa mais infeliz do universo. Pode confiar em mim, depois de cada tombo você sempre consegue se levantar de novo e seguir em frente, basta querer!
#7. Se você tiver um único bom amigo durante a sua vida inteira, você já é mais sortudo que a maioria das pessoas
Sabe essas amizades que aparecem nos filmes, em que os amigos têm uma conexão inexplicável e são inseparáveis? Pois é, amizades assim são realmente difíceis de encontrar, e mais difíceis ainda de durar uma vida inteira. Por isso, se por acaso você tiver uma amizade que pode ser roteiro de um filme, mesmo sem saber você já pode se considerar uma das pessoas mais sortudas do mundo inteiro!
#8. Ainda tem muita coisa boa pela frente que você nem imagina
Se eu soubesse tudo o que ia acontecer em minha vida, alguns anos atrás eu não acreditaria quantos sonhos incríveis eu poderia realizar. Só pra dar uns exemplos: eu vi a neve, passei um tempo fora do Brasil, assisti o por-do-sol em lugares incríveis com os meus amigos, fiz a minha primeira tatuagem, ganhei festa surpresa, vi o Ed Sheeran cantando a minha musica favorita ao vivo… E hoje escrevo para o Blog da Galera (uma das coisas que a Giovanna de 11 anos achava ser um sonho quase impossível)! Todos nós ainda vamos realizar os sonhos mais bizarros, os sonhos mais importantes, sonhos impossíveis e sonhos que nem sabemos que temos ao longo da vida. Por isso, não deixe nada te parar nem te fazer desistir. Ainda tem muita coisa boa pra acontecer, tanta coisa que você nem imagina.