Blog da Galera: 10 dicas para te ajudar a estudar sozinha

A Duda está no segundo ano do Ensino Médio e compartilhou algumas ideias com a gente

Por Da Redação - Atualizado em 9 set 2019, 16h15 - Publicado em 9 set 2019, 16h05

Oii, tudo bem? Aqui é a Duda. Acredito que muita gente não saiba, mas estou no segundo ano do Ensino Médio (uffa!) e agora, senti as coisas começarem a se complicar com toda aquela história de faculdade, precisar focar em estudos, Enem… Nunca é tarde demais para começar, então resolvi trazer algumas dicas que, no momento, estão sendo MUITO úteis para mim em relação a estudar sozinha.

estudar sozinha
Gif/Reprodução

Sabemos que nada nessa vida substitui os estudos, portanto é importantíssimo que nós aprendamos a leva-los mais a sério, tá bom? Alguns pontos básicos por onde podemos começar são:

1. Desligue o celular
Acredito que seja a maior das distrações. Confie, o mundo não terá uma reviravolta nas redes sociais nem nas suas séries preferidas caso você fique algumas horinhas longe!

2. Tenha sempre um lanche por perto
De preferência algo saudável para seu corpo não sentir falta de nenhum nutriente, ou até mesmo uma barrinha de chocolate, que ajuda na concentração. 😉

3. Crie um cronograma
Pode ser em uma agenda, um alarme programado no seu celular para te lembrar ou até mesmo um aplicativo (não esqueça de desligar o telefone depois disso, tá?).

4. Escolha um ambiente favorável
Evite lugares barulhentos ou movimentados, em que você perde a concentração facilmente. ATENÇÃO: não estude no sofá, cama ou bancos muito confortáveis, pois esses lugares geralmente acabam induzindo ao sono.

5. Anote e faça resumos
Nosso cérebro geralmente responde bastante a repetições, o seu ato de escrever aquilo que estuda fará com que a informação seja gravada com mais facilidade!

elle woods
Gif/Reprodução

6. Pratique
Resolva os exercícios do seu caderno, livro ou use a internet ao seu favor e pesquise atividades sobre o assunto.

7. Limpe a mente
Na hora de estudar, tente dar um tempo nos problemas, esqueça aquilo que te causa distração e tente focar ao máximo naquilo que está estudando.

8. Tenha intervalos
Não estude por muitas horas seguidas, não se sobrecarregue. Uma hora e meia por dia, pra mim, é mais que o suficiente. 😉

9. Faça associações
Crie seu próprio método de memorizar, seja transformando o conteúdo em música ou até mesmo associando a uma sigla.

10. Se necessário, assista vídeo-aulas
De preferência em algum computador, para evitar a distração do celular. Mas, caso não seja possível, utilize aplicativos que bloqueiam as redes sociais por determinado período.

É isso, foram 10 dicas básicas que futuramente trarão resultados para seu objetivo. O principal ponto é ter foco e força de vontade. Espero ter ajudado e tentem sempre por em prática, viu?

Beijão, @ariacabrwl

Publicidade