Barbara Palvin publica relato importante sobre endometriose e faz alerta

Após passar por uma cirurgia, a modelo falou nas redes sociais sobre a demora do diagnóstico e o tratamento

Por Juliana Morales 19 ago 2025, 17h36
B

arbara Palvin fez um relato importante sobre seu diagnóstico de endometriose no Instagram, para outras garotas e mulheres que podem se identificar com o problema. A modelo conta que, há alguns anos, vinha lidando com grandes dificuldades durante a menstruação, que envolviam fadiga, dor intensa, fluxo pesado e irregular. Tudo isso fazia com que ela passasse “noites sem dormir no chão do banheiro”.

“Eu pensava que era assim mesmo, mas recentemente me aconselharam a procurar um especialista em endometriose para ver se meus sintomas eram causados por isso”, escreveu no início do texto.

Ela conta que, como ia ao ginecologista todo ano, acreditava que, se tivesse endometriose, já saberia. “Mas, como descobri, a endometriose não pode ser diagnosticada com exames gerais”, ressaltou.

Depois de três meses que descobriu a condição, fez a cirurgia. Segundo Barbara, após o procedimento, viu diferença: finalmente, teve uma menstruação mais tranquila. “Se você suspeita que pode ter endometriose, recomendo que descubra. Me ajudou muito e sou grata por ter feito isso”, aconselhou seus seguidores.

Continua após a publicidade

“O diagnóstico e o tratamento precoces são muito importantes para prevenir complicações a longo prazo, e agora estou mais consciente do meu corpo para agir rapidamente, se necessário”, continuou.

Barbara conta que tirou os últimos três meses para descansar e se recuperar completamente. “Estou animada com este novo capítulo da minha vida e agora pronta para voltar ao trabalho”, finalizou.

O que é a endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória crônica provocada pelo refluxo do sangue menstrual com migração de tecido endometrial para outras partes do corpo, principalmente para os ovários, as trompas, a bexiga e o intestino.

Continua após a publicidade

Esse tecido, chamado endométrio, é parte fundamental do sistema reprodutor feminino. Todo mês essa camada interna sofre mudanças através dos hormônios do ciclo menstrual. Inicialmente, essa camada cresce, preparando nosso útero para uma possível gestação. Quando não a gravidez não se concretiza, ela descama junto com a menstruação. O normal é ter essa camada apenas dentro do útero, mas em algumas mulheres em idade reprodutiva também pode ocorrer de ter esse tecido fora do útero, tendo assim o diagnóstico de endometriose.

Cólicas menstruais intensas, e dores abdominais e pélvicas fora do período menstrual são alguns dos sintomas mais frequentes e aqueles que fazem justamente a pessoa procurar ajuda médica.

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade