Atualidades: 7 temas que podem cair no Enem e nos vestibulares

Faltando menos de um mês para a prova, a principal dica de estudo é revisar os principais assuntos do ano.

Por Amanda Oliveira Atualizado em 16 out 2017, 13h17 - Publicado em 16 out 2017, 13h15

Uma boa recomendação para quem vai prestar Enem e vestibular é sempre ficar de olho nos assuntos atuais do Brasil e do mundo, pois eles costumam ser cobrados nas provas. Isso porque as instituições de ensino querem saber se os candidatos estão ligadinhos no que está acontecendo ao redor. Sabia que, neste ano, as apostas são de que até  os memes sejam cobrados na parte de atualidades?!

Reprodução/Reprodução

Pensando nisso, Leandro Vieira, professor de Sociologia, Filosofia e Atualidades da Escola Dinamis, revela para a CAPRICHO quais são os principais temas que podem ser abordados em 2017.

1. Refugiados
“É importante ficar atenta ao processo de refugiados da Síria e da restrição de imigrantes nos EUA. A aluna pode observar, também, possíveis soluções para a crise de refugiados na Europa e as consequências dos discursos sobre o assunto ao redor do mundo”, garante o professor.

2. 500 anos da Reforma Protestante
A reforma social e religiosa, uma das mais importantes da história, completa 500 anos em 2017. Logo, é importante que os candidatos conheçam não só o marco histórico, mas os episódios de intolerância religiosa que estão acontecendo no Brasil e no mundo. 

3. Cotas
Pela primeira vez, o vestibular da USP, um dos mais concorridos do país, permitiu as cotas como forma de ingresso. Pesquisar mais sobre o assunto pode ser uma boa, hein? 

4. Reforma Trabalhista/Previdenciária e Greves Gerais
“Como o crescimento dos movimentos sociais já é tema recorrente no Enem, as alterações nas legislações trabalhistas devem ser acompanhadas pelos alunos, que deve fazer uma relação com legislações anteriores”, aconselha Leandro.

5. Trump: Acordo de Paris
Os Estados Unidos saiu do acordo de Paris, mostrando um posicionamento contrário ao debatido em grande parte do mundo. É importante procurar as repercussões desse tema, com as posturas dos demais países sobre o debate ambiental e do próprio presidente Trump.

6. Mobilidade urbana
As grandes cidades do mundo estão tentando buscar soluções para possibilitar melhorias no ir e vir de seus habitantes. “No Brasil, essa questão ganhou destaque com os eventos de grande repercussão dos últimos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A dica é ficar atenta ao desempenho desse processo de melhoria do serviço e os seus problemas recorrentes pelo mundo”, afirma.

7. Liberdade de expressão: o limite sobre o que pode ser dito
Recentemente, tivemos um caso em que um jornalista foi demitido de um grande veículo de comunicação após fazer uma crítica negativa sobre o novo filme de Danilo Gentili. O professor, portanto, dá a dica: “é essencial prestar atenção no desenrolar das políticas públicas de censura ou de controle da informação, além do papel do avanço da internet no assunto. O Brasil atua nessa questão com humoristas famosos, que também são constantemente processados por seus discursos que parecem ultrapassar os limites do humor”.

Continua após a publicidade

Como já estamos na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio, acompanhar os noticiários de TV, além de pesquisar sobre os temas acima, é uma boa! 😉

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade