Dez temas que podem ser cobrados na redação do Enem 2017

A prova já está chegando e a CAPRICHO separou alguns temas para você se preparar para a tão temida redação!

Por Amanda Oliveira - 14 out 2017, 13h01

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está cada vez mais perto e chegou a hora de dar aquela boa revisada nos conteúdos mais importantes. As provas acontecem nos dias 05 e 12 de novembro, com os cadernos de Ciências Humanas, Linguagens e a Redação no primeiro domingo, sobrando apenas as questões de Ciências da Natureza e Matemática para domingo seguinte. E, como você deve saber, a redação conta muito na hora de garantir uma boa nota!

Tumblr/Reprodução

A professora de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Mopi, Tatiana Nunes de Lima Camara, selecionou para a CAPRICHO dez temas que podem ser cobrados na redação. De acordo com ela, o assunto escolhido pela banca do Enem costuma ser polêmico o suficiente para gerar discussão para a sua dissertação-argumentativa. “É preciso muito preparo e domínio da estrutura textual argumentativa, com atenção especial na conclusão“, explica.

1. Discurso de ódio na Internet, o olhar preconceituoso e as manifestações virtuais
O medo e a exposição presente nas redes sociais, as visões radicais e as discordâncias de opinião que agridem e excluem determinados segmentos sociais.

2. Liberdade de expressão e humor
A linha tênue entre esses dois pontos, além da necessidade da construção de um conceito de respeito para que ações e reações violentas sejam evitadas.

3. Tecnologia e infância
A exposição de crianças às tecnologias, o limite entre o entretenimento e o vício, e o papel do videogame (com seus benefícios e malefícios).

4. Ansiedade, depressão e suicídio
As causas e consequências dessa realidade preocupante que, cada vez mais, atinge jovens em todo o Brasil.

5. Corrupção na sociedade e suas diversas formas de manifestação
A corrupção em pequenos atos cotidianos, disfarçado de “jeitinho brasileiro”. Abordagem sobre o conceito de ética e de moral na sociedade brasileira contemporânea.

Tumblr/Reprodução

6. Nova constituição familiar no Brasil
Mudança de núcleos e papéis de cada membro na nova estrutura familiar, e discussão sobre gênero.

Continua após a publicidade

7. Childfree: a nova onda dos “sem-filhos”
Discussão sobre a presença de crianças ou não em determinados locais. Por que cresce o número de adeptos a esse novo movimento?

8. Violência dentro dos muros da escola
O retrato da educação brasileira e ações governamentais. Alunos que agridem professores e o papel do Estatuto da Criança e do Adolescente.

9. Movimentações artísticas nas ruas
A arte como forma de expressão popular e inclusão social, e o conflito entre arte e vandalismo.

10. Justiça e violência
O limite entre o “fazer justiça” e o “agir com violência”. Conceitos de ética e a questão dos direitos humanos nas posturas sociais também podem ser abordados.

Todos os temas citados acima estão dentro dos requisitos da banca do Exame Nacional. “Os temas permitem discussões e geram posicionamentos que variam de acordo com o olhar que se tem sobre o assunto em foco”, analisa Tatiana. A professora também destaca que os temas sugeridos permitem que os candidatos consigam desenvolver propostas de intervenção/solução na conclusão do texto, etapa essencial para uma boa redação.

Tumblr/Reprodução

Não esqueça que o cartão de confirmação com o local da prova fica disponível no dia 20 de outubro, no site do Enem, e que toda a prova dever feita com caneta esferográfica transparente de tinta preta. Lápis e canetas de outras cores não entram.

Bons estudos finais! 😉

 

Continua após a publicidade
Publicidade