Continua após publicidade

Até as Kardashians estão pedindo que o Instagram “volte a ser o mesmo”

Você também é daquelas que gostaria de poder voltar só a ver fotos dos seus amigos no feed?

Por Bruna Nunes 27 jul 2022, 16h01
imagem branca com um texto preto escrito: "faça do instagram, instagram de novo"
@illumitati/Reprodução

É, temos que admitir: ultimamente os usuários do Instagram não estão contentes com as novas atualizações e funcionalidades da rede social. Depois de lançar a “novidade” do feed que prioriza vídeos e conteúdos recomendados – tal como aquela outra rede do reloginho -, a campanha “Faça do Instagram, Instagram de novo” viralizou… no próprio Instagram. Nesta semana, a imagem a baixo se tornou popular principalmente após Kylie Jenner e Kim Kardashian repostarem em seus stories.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ▵✖️tati (@illumitati)

Tudo começou quando a fotógrafa norte-americana Tati Bruening publicou esta frase em seu perfil como forma de desabafo. A tradução livre para a frase é: “Faça do Instagram, Instagram de novo. (Pare de tentar ser o TikTok. Eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos.) Atenciosamente, todo mundo.”

Continua após a publicidade

Na legenda, ela continuou. “Estou iniciando um movimento. Vamos trazer de volta o Instagram antigo, compartilhe nos seus stories e ASSINE MINHA PETIÇÃO. LINK NO MEU STORY. COMPARTILHE ISSO EM TODO LUGAR”, escreveu a fotógrafa. Ar já conta com mais de 200 mil assinaturas, segundo a plataforma Change.org. 

print dos stories de Kylie Jenner e Kim Kardashian
Kylie e Kim são as mulheres mais seguidas da rede social @kyliejenner e @kimkardashian/Reprodução

A imagem já estava sendo compartilhada de forma orgânica, mas viralizou de vez assim que as Kardashians entraram em cena e resolveram se posicionar a favor da campanha. Kylie Jenner (que é “só” a mulher mais seguida da rede social) repostou a imagem em seus stories, onde escreveu “por favooorrr” e logo em seguida, Kim, sua irmã, também repostou o apelo, escrevendo “por favooorr demais”. 

Para entender o impacto do posicionamento das irmãs, vale relembrar que lá em 2018, Kylie foi responsável por fazer as ações do aplicativo Snapchat despencarem, só com um tweet. Na época, em seu perfil, Jenner escreveu: “Então mais alguém parou de abrir o Snapchat? Ou sou apenas eu… isto é tão triste”, e isso já foi o bastante para a empresa perder US$ 1,3 bilhão (R$ 4,2 bilhão) em valor de mercado.

Continua após a publicidade

Claro que isso incentivou ainda mais os usuários que, insatisfeitos, continuaram se manifestando. A conclusão geral compartilhada é de que a rede está querendo investir apenas em vídeos como o TikTok, mas que deveria voltar a valorizar as publicações em imagens:

Quem também se pronunciou após tantas reclamações, foi Adam Mosseri, o próprio CEO do Instagram. Nesta terça-feira (26), ele publicou um vídeo em seu perfil em que afirma que estão trabalhando para que os usuários tenham uma “experiência melhor” na rede social.

“Eu preciso ser honesto, acredito que o Instagram vai se tornar vídeo ao longo do tempo”, disse o chefe da rede social, que explicou que também tem muito apego pelas fotos e que a plataforma ainda vai publicá-las, mas que o mundo está mudando e, logo, o Instagram também. Ele avisa que as novidades estão em fase de teste, mas que sim, esse é o futuro. 

Assista o vídeo completo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Adam Mosseri (@mosseri)

Para quem não sabe, o Instagram, Facebook e o WhatsApp fazem parte do mesmo grupo, a Meta. Apesar do sucesso desse trio, o TikTok vem sendo por dois anos seguidos, a rede social mais baixada, o que explica o apelo das outras redes, né

Continua após a publicidade

E você, o que está achando das atualizações do aplicativo? 

Publicidade