Anvisa confirma primeiros casos da variante Ômicron no Brasil

Homem é de São Paulo e voltou de viagem da África do Sul no último dia 23; a esposa também foi infectada

Por Isabella Otto Atualizado em 30 nov 2021, 18h27 - Publicado em 30 nov 2021, 17h57

No final da tarde desta terça-feira, 30, foi divulgada aquela notícia que todos temíamos: os primeiros casos da variante Ômicron foram confirmados no Brasil. Quem deu a confirmação foi a Anvisa, após o Hospital Albert Einstein liberar resultados preliminares mostrando que um casal de brasileiros testou positivo para a nova variante da Covid-19.

Imagem de um tubo de sangue com uma etiqueta dizendo que a pessoa testou positivo para a Ômicron, nova variante da Covid
Juan Ruiz Paramo/Getty Images

O homem é de São Paulo e voltou da África do Sul no dia 23 de novembro, tendo desembarcado no Aeroporto de Guarulhos, antes da OMS emitir uma notificação formal sobre a cepa. A esposa também testou positivo para a doença. Ambos seguem isolados e o Ministério da Saúde já foi alertado.

O Albert Einstein realizou o sequenciamento genético do vírus e o Instituto Adolfo Lutz confirmou a testagem. O casal descobriu que estava com a doença no dia 25, dois dias após a chegada ao Brasil, quando realizaram um novo teste de Covid-19 para poderem retornar para a África do Sul.

 

Recentemente, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, disse que a variante é de preocupação, mas não de desespero. A OMS, contudo, alerta que ela sinaliza uma ameaça global.

Continua após a publicidade

Publicidade