Além da hashtag: o que você pode fazer para ajudar a Amazônia?

Organizações estão se mobilizando para salvar a Amazônia das queimadas, mas cada um também pode ajudar individualmente - e a sua ajuda é muito importante!

Por Amanda Oliveira 26 ago 2019, 13h26

Depois de 20 dias queimando ininterruptamente, o mundo inteiro agora está olhando para a urgência de proteger a Amazônia. Nesta segunda-feira, 26, o G7, grupo de países mais ricos do mundo, decidiu desbloquear cerca de R$ 91 milhões para combater os incêndios florestais da região, enviando aviões para apagar o fogo da mata. Outra ajuda anunciada recentemente vem do ator Leonardo DiCaprio, que doará 5 milhões de dólares para ajudar a Amazônia a se recuperar das queimadas. “Estamos profundamente preocupados com essa crise na Amazônia, que mostra o balanço delicado do clima, da biodiversidade e o bem-estar dos indígenas“, escreveu em uma publicação no Instagram.

Getty Images/Reprodução

É claro que é essencial poder contar com a ajuda de fora, mas também é muito importante saber que todos nós temos um papel a ser feito. O que nem todo mundo está falando por aí é que você pode ajudar individualmente, mesmo que você não tenha milhões de dólares para doar.

1. Demonstre sua indignação com a situação

Usar uma hashtag nas redes sociais e compartilhar para que mais pessoas saibam o que está acontecendo é muito importante, mas você também pode demonstrar sua revolta de outras formas. No Brasil inteiro, protestos aconteceram ou estão com datas para acontecer – e sair às ruas é fundamental para que as autoridades fiquem cientes de que a população quer ver uma mudança o mais rápido possível. Acredite: a voz do povo pode fazer a diferença!

2. Se informe corretamente e compartilhe informações certas

Em uma época em que fake news estão cada vez mais frequentes, é muito importante procurar fontes confiáveis para consultar informações e se certificar de que você não está repassando algo errado. Dicas: prefira seguir e compartilhar de organizações, como o Greenpeace Brasil.

Continua após a publicidade
  • 3. Assine petições a favor da Amazônia

    Uma petição criada pela WWF (World Wide Fund for Nature) pede que a Amazônia seja uma questão tratada com emergência por toda agenda global para acabar com o desmatamento e proteger as florestas. Assine! Basta clicar no site e inserir seus dados.

    4. Faça doações, se estiver ao seu alcance

    Você não precisa ter muito dinheiro para fazer uma doação, se esse for o seu desejo. Qualquer valor pode fazer a diferença, principalmente se todo mundo seguir o exemplo. No Brasil, organizações como a S.O.S. Amazônia e a Fundo Amazônia estão aceitando qualquer tipo de valor.

    5. Tente diminuir o consumo de carne vermelha

    Você sabia que a pecuária é a principal causa da devastação das florestas e do desmatamento? É claro que mudar drasticamente sua alimentação dessa forma é uma tarefa muito complicada, mas uma leve diminuição já pode fazer a diferença. De acordo com o projeto Meat Free Monday, cortar a carne do seu prato por apenas um dia na semana (como a segunda-feira) já tem um impacto grande no meio ambiente. Vale tentar, não é?

    Giphy/Reprodução
    Continua após a publicidade
    Publicidade