A triste adultificação de Millie Bobby Brown, de Stranger Things

Como é possível uma garota de 13 anos estar na lista das mulheres mais sexy da TV?!

Por Isabella Otto Atualizado em 15 jan 2019, 18h59 - Publicado em 1 nov 2017, 15h03

Millie Bobby Brown, 13 anos, nascida em Marbella, na Espanha, estrela do seriado Stranger Things e eleita uma das mulheres mais sexy do mundo. Se você não percebeu o erro, vamos repetir: Millie tem apenas 13 anos de idade. Ela pode não ser mais uma criança, mas é uma adolescente e não uma mulher adulta. Logo, será que podemos colocá-la no mesmo patamar de sexualidade que Nicole Kidman, que tem 50 anos?

Araya Diaz/Getty Images

A discussão, que já existia, foi intensificada quando, em agosto, a revista W Magazine cometeu o erro de colocar na capa o nome da atriz abaixo da chamada “Por que a TV está mais sexy que nunca”. Como é possível observar, temos aqui um claro exemplo da adultificação de Millie Bobby Brown.

Todos nós, mesmo que indiretamente, somos culpados. Afinal, todos fazemos parte da sociedade em que vivemos e ela, infelizmente, ainda tem padrões. Nós tentamos quebrá-los diariamente, mas nem sempre conseguimos. É o que acontece no caso de Millie. Em menos de um ano, a atriz passou de criança para mulher. É só observar as roupas que ela usou na premiere da primeira temporada do seriado da Netflix e as que usou no evento da segunda temporada.

Reprodução/Reprodução

Bobby Brown deixou de lado o tênis descoladinho e investiu em sapatos de salto e bico fino. O vestido fofo, bufante e claro foi substituído pelo vestido preto, mais justo e de couro. O cabelo foi alisado e a maquiagem ficou mais forte. A questão principal aqui é que muito desse novo visual não foi simplesmente ditado pela jovem. Por trás do figurino do tapete vermelho, temos estilistas, maquiadores, assessores e uma padronização de pessoas, que tenta sexualizar uma criança/adolescente para que ela se pareça mais velha e atinja um público mais velho. É quase como se ela tivesse que deixar de ser criança (mesmo sendo uma) para fazer mais sucesso.

Isso é algo que acontece com mais frequência do que reparamos. Aconteceu com Britney Spears, Emma Watson, e acontece com Larissa Manoela. Isso é problemático porque, muitas vezes, a famosa diz que é uma escolha dela sem perceber que, na verdade, essa escolha é mais ditada pela sociedade que por ela mesma. Nem sempre é um livre arbítrio.

E isso gera um problema ainda maior! Junto com a sexualização de crianças e adolescentes, temos os índices altíssimos de estupros, agressões e abusos. Segundo dados do Ministério da Saúde, 77% dos casos de violência sexual infantil ocorrem com meninas de até 9 anos de idade, sendo os pais (36,39%) e os padrastos (23,37%) os principais abusadores. Isso é estupro e pedofilia.

Aos 12 anos, LiLo iniciou sua carreira na TV, na frente de holofotes, dando entrevista, sendo capas de revistas. Reprodução/Reprodução

De acordo com Ceci Vilar Noronha, Socióloga e Doutora em Saúde Pública, “a adultificação das crianças tomou um impulso acelerado”. Isso pode ser bastante traumático no futuro, psicologicamente falando. É como se a criança tivesse a sua infância roubada, seja por causa de um casamento infantil, seja por causa de Hollywood. Quantos são os casos de astros mirins que acabaram se perdendo nas drogas ou tendo surtos psicológicos ao realmente alcançarem a idade adulta? A própria Britney Spears, Lindsay Lohan, Macaulay Culkin… Recentemente, a atriz Maisie Williams, de 20 anos, intérprete de Arya Stark em Game of Thrones, revelou que não sentiu diretamente essa pressão quando começou ainda muito nova na TV, porque sua personagem não exigia isso. Mas ela, de qualquer maneira, sentiu alguma coisa. Aí fica a pergunta: esse não deveria ser também o caso de Millie? Afinal, Eleven, sua personagem em Stranger Things, não é sexualizada. Por que a atriz tem que ser?

A discussão foi parar na web e várias pessoas demonstraram medo e desgosto ao ver pessoas tratando a atriz como se ela já fosse uma mulher adulta:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Nós podíamos até fazer um trocadilho infame e dizer que ~stranger things~ têm acontecido com Millie para ela envelhecer 20 anos em um. Mas o assunto é sério. Precisamos parar de adultificar e sexualizar crianças, sejam elas Millie Bobby Brown ou MC Melody. A problemática é a mesma.

 

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade