9 frases típicas ditas por homens que praticam abuso psicológico

Apesar de relações heteronormativas terem mais destaque, relacionamentos homoafetivos também podem ser abusivos; mulheres também praticam abuso psicológico.

Por Isabella Otto - Atualizado em 2 jul 2020, 11h15 - Publicado em 30 jun 2020, 15h10

Listamos a seguir as frases mais corriqueiras ditas e ouvidas em um relacionamento abusivo. De acordo com um levantamento realizado pelo DataFolha em 2016, uma a cada três brasileiras de 16 anos ou mais já sofreram abuso psicológico, um dos mais comuns, mas também um dos mais complicados de serem notados pela vítima e pelas pessoas ao redor, que, muitas vezes, caem no jogo do “príncipe abusador”. Até porque “ele é tão simpático! Não tem cara de que faz uma coisa dessa… A mulher que é maluca”.

Man_Half-tube/Getty Images

1. “Você não tem mais ninguém no mundo.”
Homens abusivos querem que você se sinta totalmente dependente, como se estivesse sozinha. Para realmente tornar verídica essa impressão, ele, aos poucos, vai fazendo você se afastar de pessoas que antes faziam parte do seu círculo de amizade.

2. “Prefiro que você não fale sobre isso com suas amigas.”
No BBB20, Guilherme disse para a Gabi a seguinte frase: “A gente é que tem que resolver. (…) Não falando pros outros. (…) Ninguém tem nada a ver com a gente”. Para muitos, ele foi sensato, afinal, em briga de marido e mulher não se mete a colher. Entretanto, quando começou a ficar com ex-participante do reality, Gabi se afastou das antigas amigas, conforme relatos delas mesmas. Muitas sacaram que a cantora mudou de comportamento com a relação.

3. “Você nunca vai encontrar alguém que te ame tanto quanto eu.”
Mais uma vez, pessoas que praticam o abuso emocional fazem de tudo para te convencer de que o amor que eles dão é o melhor do mundo e, consequentemente, aquele que você merece quando, na verdade, você entra em uma espécie de cegueira psicológica em que não consegue questionar essa máxima e realmente acredita nela sem titubear.

 

4. “Isso é tudo coisa da sua cabeça.”
Uma das coisas mais difíceis é perceber que está vivendo um relacionamento abusivo e aceitar essa realidade. Para quem está de fora, parece muito claro. Para quem está dentro, pode ser bastante nebuloso. Além disso, nós, seres humanos, custamos acreditar em algumas coisas, numa vibe meio “não é possível que isso está acontecendo comigo”. Esse sentimento é ainda mais comum em pessoas que, antes do namoro, eram solteiras bem resolvidas. Ninguém está imune a uma relação abusiva. Se algo está constantemente martelando em sua cabeça, desconfie – principalmente quando a opinião de pessoas em quem acredita for a mesma que a da vozinha da sua consciência.

5. “Você sabe que eu faço isso para o seu bem, né?”
Por mais que seu brilho esteja apagado, você ainda acredita que o outro faz o que faz para o seu bem. Ou, no mínimo, que não faz de propósito e só está tentando ajudar. Muito ajuda quem pouco atrapalha. Só você é capaz de garantir o que te faz bem e o que não faz. O “amor” não é mais forte que tudo.

Ilmars Zvirgzds/EyeEm/Getty Images

6. “Eu fiz de tudo por você!”
Fez de tudo para te desestabilizar e ferrar com o seu emocional. Mas você ou só percebeu tarde demais, quando já estava com o psicológico totalmente comprometido, ou ainda está tentando aceitar essa realidade a qual está presa. É difícil mesmo, dá medo, causa insegurança, pode dar até vergonha, mas são desses sentimentos de que o abusador se alimenta para continuar agindo em sua mais plena forma.

7. “As pessoas acham que eu sou um monstro por sua causa…”
Em A Bela e a Fera, Gaston é um monstro, mas é a Fera quem leva a pior por causa da aparência… Como elas enganam, não?!

 

8. “Eu não acho isso legal, mas você faz o que quiser da sua vida.”
Se alguém que você ama diz que não gosta nem concorda com alguma atitude sua, você vai ficar, no mínimo, pensativa a respeito dela. Principalmente se essa mesma pessoa enfeitar o bolo com a cereja do “mas você faz o que quiser”. Cuidado com esse jogo de palavras!

9. “A culpa não é sua.”
Não é mesmo, mas o abusador sabe que, ao falar isso, você vai sentir justamente o contrário e se culpar por muitas coisas das quais não tem responsabilidade. É a vítima, mais uma vez, sendo culpada pelos erros dos outros.

Publicidade