9 dicas para fazer a bateria do iPhone durar mais tempo

Celular bom é celular com bateria, não é verdade?

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 31 jul 2020, 16h28 - Publicado em 2 ago 2020, 10h05

Apesar de os celulares mais modernos prometerem baterias mais duradouras, parece que elas sempre acabam mais depressa do que deveriam, né? Principalmente quando precisamos dela… Mas separamos alguns truques para a bateria do seu iPhone durar mais:

1. Desative alguns recursos quando não estiver usando

Para ajudar bastante na economia da bateria, alguns recursos podem ser ativados só quando você realmente precisar deles:

a) Serviços de localização: Alguns apps ficam atualizando sua localização e talvez você nem saiba disso. Então, para desativar, é só ir em Ajustes> Privacidade> Serv. Localização. Aí quando precisar, é só ativar de volta!

iphone-1

b) Bluetooth: Se você for conectar o celular em algum carro ou usar fones de ouvido sem fio, por exemplo, aí você ativa o Bluetooth. Mas fora isso, não tenha medo de desligá-lo. Vá em Ajustes> Bluetooth.

Continua após a publicidade

iphone-2

c) AirDrop: Esse serviço é o que permite que você compartilhe arquivos entre diferentes dispositivos da Apple. Se quiser desativar, arraste a tela para cima para abrir o Centro de Controle, aí é só clicar em AirDrop e, depois, em Inativo.

iphone-3

d) Siri: Muitas vezes ela é uma salvação e te poupa o tempo de ficar digitando, mas consome bastante bateria. Se não estiver usando, vá em Ajustes> Geral> Siri e desative!

iphone-4

Continua após a publicidade

e) Pesquisa automática de Wi-Fi: Seu celular fica procurando redes wi-fi em todo lugar que você vai – e dá até para imaginar que a bateria dura menos com isso, né? Indo em Ajustes> Wifi> Solicitar Conexão, você pode desativar isso.

iphone-ok

2. Ajuste sua tela

Uma das coisas que mais devora a bateria do iPhone são os recursos de tela, então vale a pena mexer em alguns deles. A começar pelo brilho: você pode colocá-lo no automático, assim ele vai se adaptando dependendo da luminosidade do lugar onde você estiver (Ajustes> Tela e Brilho> Brilho Automático). Outro ponto que faz diferença na economia é o contraste. Ele realmente deixa a imagem mais bonita, mas será que é mesmo necessário? É só ir até Ajustes> Geral> Acessibilidade> Aumentar Contraste – e aí desativar o “reduzir transparência”, o “escurecer cores” e o “reduzir ponto branco”.

iphone-6

3. Mexa nas notificações

As mensagens que ficam pipocando na tela do celular são úteis, né? Mas algumas não fariam tanta diferença se não estivessem ali… você pode ir até Ajustes> Notificações e, então, mexer nas notificações de cada aplicativo individualmente – desativando de alguns. Se o caso for mais extremo, você pode ativar o “não perturbe” (Ajustes> Não Perturbe) e aí você vai receber as notificações, mas a tela não acenderá quando elas chegarem – porque isso é o que faz a bateria ir embora mais rápido.

Continua após a publicidade

iphone-7

4. Desative as atualizações em segundo plano

Alguns aplicativos atualizam conteúdo em segundo plano, mesmo quando você não estiver usando. Isso consome, além da bateria, o seu pacote de dados. É só clicar em Ajustes> Geral> Atualização em 2º Plano e desativar. Se gostar muuuito dessa configuração, você pode deixar ativada e aí selecionar os apps que podem ou não ser atualizados dessa forma, individualmente.

iphone-8

5. Reveja seus aplicativos

Quando você vai em Ajustes> Bateria, é possível ver o consumo de bateria de cada aplicativo. Tendo essa noção, você vai saber quais apps gastam mais – e aí dá para reavaliar se você realmente precisa deles ou, quem sabe, tentar usá-los menos durante o dia.

iphone-9

Continua após a publicidade

6. Ative o modo pouca energia

Esse aqui é para usar naqueles momentos em que a bateria está indo embora, mas você ainda vai precisar muito dela até conseguir carregar o iPhone. Indo até Ajustes>Bateria e ativando o “Modo de Pouca Energia”, o recurso vai desativar algumas atualizações, transferências automáticas e outras funções para te ajudar a reduzir o consumo da bateria.

iphone-10

7. Desative a atualização automática

O IOS faz transferências automáticas quando tem atualização de produtos da App Store e da iTunes Store(aplicativos, músicas, livros). Você pode desativar esse detalhe para economizar mais bateria, aí quando surgirem as atualizações, você será avisado avisado e poderá fazer o download delas quando quiser. É bem simples: Ajustes > iTunes Store e App Store > Transferências Automáticas.

iphone-11

8. Configure o tempo do bloqueio automático

Ficar com a tela do celular acesa sem estar usando, além de de trazer risco de ligar alguém sem querer, gasta bateria. Quanto mais rápido ele bloquear após o uso, melhor. Dá para mudar isso em Ajustes> Geral> Bloqueio Automático.

Continua após a publicidade

iphone-12

9. Desative o push

Não são só os aplicativos que costumam ser atualizados automaticamente – os emails e calendários também! Isso é por causa de um recurso chamado Push, que pode ser desativado em Ajustes> Mais, Contatos, Calendários> Obter Novos Dados.

iphone-13

Você já conhecia todas essas formas de economizar bateria? Em último caso, se você precisar guardar o restinho dela urgentemente, é só ativar o “modo avião”!

Publicidade