Continua após publicidade

8 dicas pra quem tem o sonho de fazer intercâmbio

Se você tem vontade de fazer intercâmbio precisa ser essa matéria, separamos dicar incríveis para você se organizar e conhecer uma nova cultura.

Por Da Redação Atualizado em 27 ago 2016, 15h57 - Publicado em 27 ago 2016, 15h31

Vamos transformar essa vontade de estudar fora em realidade? A gente pegou dicas incríveis a Alessandra Freitas, representante da STB, aqui na Feira do Guia do Estudante. Vem ver!

Como convencer meus pais?

Conte pra eles o quanto isso vai te ajudar na sua vida profissional e, claro, no seu jeito de ser também. O currículo dá uma turbinada e você se torna uma garota mais independente e experiente para encarar o mercado. Ah, ajuda muito se você se mostrar responsável aqui no Brasil (tipo, cuidar da mesada direitinho, sabe?). Seus pais ficam mais confiantes que você vai se virar na gringa.

Qual o nível de inglês necessário?

Tudo depende do curso que você vai fazer. Para quem vai estudar idiomas, basta ter interesse, não importa o nível. Agora para as outras áreas (high school e university), você precisa de conhecimento intermediário ou avançado, isso vai depender da prova de cada lugar.

Qual é o melhor curso pra mim?

Seu gosto e sua vontade importam muito. O sonho é Londres? Fale com quem morou na cidade. Quer estudar moda? Faça uma lista das melhores escolas na área. A grana pode ser limitadora, mas, com jeito, você acha algo que vai casar seu sonho com o bolso de seus pais.

Continua após a publicidade

Quanto tempo deve morar fora?

Isso depende da sua disponibilidade e do seu orçamento. Cursos mais curtos são, normalmente, os mais baratos. E muitos deles são de idiomas. Quanto mais tempo você fica, mais dinheiro vai gastar, mas nada que um bom planejamento não resolva.

Mas eu tenho medo…

O melhor remédio contra o medo é a informação. Pesquise muito antes de ir. Veja vídeos de intercâmbio, leia as matérias da CAPRICHO, entre em grupos no Facebook e fale com quem já viveu isso.  “Enfrentar medos é importante, sair da zona de conforto também”, diz Alessandra Freitas.

Vou ficar sozinha lá?

Não, as agências te dão o suporte enquanto você viver na gringa. Fora isso, você vai ter sua host family se optar por morar em casa de família, ou seus roommates na casa de estudante.  

Continua após a publicidade

Vou morrer de saudade?

Todo mundo tem seu momento de home sick, mas o Skype está ai para te ajudar! Levar fotos e comidinhas de que você gosta muito vão te fazer sentir-se em casa. Geralmente, o período de adaptação tende a ser curto e logo você se acostuma com a nova realidade. Ah, quem não gosta, pode pedir pra voltar, viu? E não tem nada de errado nisso!

E quando eu voltar?

Sim, você vai ganhar muitos pontos no currículo, o que deve facilitar sua entrada no mercado de trabalho. E falar outra língua com fluência, ganhar independência e experiência com outra cultura são coisas que você só consegue com o intercâmbio.

Deu vontade de viajar? Conte nos comentários pra gente!

Feira Guia do Estudante acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Expo Center Norte.

Continua após a publicidade

 

Texto: Isabella Massoud e Júlia Mello

Publicidade