7 personagens femininas geek da ficção para se orgulhar

Dos filmes e seriados diretamente para a mesa de cabeceira da sua cama!

Por Isabella Otto 25 Maio 2019, 10h03

Já se foi a época em que o adjetivo nerd era pejorativo. Agora, tem gente até achando que o termo se tornou ~modinha~. Quem diria, não? Mas nem tudo mudou. Por exemplo, você já reparou como a maioria dos personagens nerd dos filmes e seriados são homens? Se nunca havia parado para pensar nisso, aproveite para fazer uma rápida busca na internet. Você logo notará que as garotas nerd da ficção são minoria. Mas elas podem ser poucas (por enquanto), mas são boas!

7. Dana Scully, de Arquivo X
Talvez você não conheça esta personagem, mas pode acreditar que seus pais sabem muito bem quem ela é. O mais legal da agente do FBI é que ela, apesar de ser durona, tem um lado sensível. Às vezes, os roteiristas têm medo de dar essa faceta mais sentimental às personagens femininas, como se isso fosse desmerecer o fato de ela ser mulher e nerd. Nada a ver! Dana é bastante cética, acredita em fatos, na ciência e na sua própria inteligência. Por não ser hiperssexualizada, como muitas mulheres protagonistas de séries e filmes, a personagem foi responsável pelo Efeito Scully durantes os anos 90, inspirando muitas mulheres a acreditarem no próprio girl power.

Reprodução/Reprodução
  • 6. Princesa Leia Organa, de Star Wars
    A personagem feminina favorita de muitas garotas nerd pelo mundo, Leia foi responsável por trazer confiança para muitas mulheres geek entre os anos 
    70 e 80. Ela é um símbolo de força, inteligência e feminismo, apesar da polêmica envolvendo o biquíni dourado hipersexualizado que a princesa usou em O Retorno de Jedi. O fato foi isolado, mas até hoje atormenta muita gente. Por isso, a produção do filme Star Wars: O Despertar da Força se preocupou em trazer novamente essa questão de representação girl power na saga com a linda personagem Rey, interpretada por Daisy Ridley.

    Reprodução/Reprodução

    5. Claire Dearing, de Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros
    Não é o fato de a personagem lutar contra dinossauros usando sapatos de salto alto altíssimos que a torna uma nerd – apensar de merecer um parabéns por isso. Na verdade, sabe aquele velho ditado que diz para você não zoar o nerd de hoje, pois ele será o chefe de amanhã? Pois é. Claire é a chefe de operações do Jurassic Park, se interessa por novas tecnologias e trata os caras que trabalham com ela de igual para igual. Diva!

    Reprodução/Reprodução

    4. Ellen Ripley, de Alien
    Em 1979, quando o primeiro filme da franquia foi lançado, a personagem foi responsável por quebrar todos os estereótipos de mulheres em ficções científicas, que eram secundárias e dependiam dos homens para sobreviver. Ripley, em contrapartida, foi a única que sobreviveu ao ataque alienígena e usou apenas a sua capacidade de dedução e a sua força. Ela não tem poderes sobrenaturais nem é treinada em luta. Ela apenas foi lá, quebrou tudo e sobreviveu.

    Continua após a publicidade
    Reprodução/Reprodução

    3. Hermione Granger, de Harry Potter
    Em A Pedra Filosofal, conhecemos uma garotinha de 11 anos que acredita que livros são melhores que pessoas – e que você só precisa deles para ser alguém na vida. Excluída e sem muitos amigos, ela é julgada o tempo todo por tirar boas notas e levantar a mão para responder perguntas em sala de aula. A reviravolta na trama acontece e Hermione acaba aprendendo que há coisas tão importantes como inteligência na vida, como amizade e coragem, mas ela nunca abandonou totalmente o seu lado nerd. Inclusive, foi ele que tirou os amigos Harry e Ron de grandes apuros!

    Reprodução/Reprodução

    2. Amy Farrah Fowler, de The Big Gang Theory
    Impossível não colocar a Amy nesta lista, né? A personagem é uma inspiração para milhares de meninas que sonham em ser cientistas e, no último episódio do seriado, fez um discurso empoderador lindíssimo. Ah! Não precisamos nem dizer que esse discurso foi feito enquanto ela recebia o Prêmio Nobel de Física, né? Uma curiosidade legal é que Mayim Bialik, atriz que interpreta Amy, é neurocientista na vida real! A gente ama essa representatividade nerd feminina no meio de quatro protagonistas masculinos! <3

    Reprodução/Reprodução

    1. Charlie Bradbury, de Supernatural
    A primeira aparição da personagem na série é no episódio 
    A Garota Tatuada Com Masmorras e Dragões, na sétima temporada. Fã da Hermione Granger, das personagens femininas de O Senhor dos Anéis e de games, Charlie é a rainha da informática e trabalha com isso. É uma verdadeira hacker, melhor dizendo. No decorrer do seriado, a ruivinha aparece em alguns episódios soltos e sempre traz aquele clima geek à história. Ela é tão legal, mas tão legal, que faz a gente sentir o maior orgulho de ser quem somos – e ter uns gostos meio estranhos, como muita gente pensa. Mas estranha mesmo são essas pessoas que julgam nerds e geeks pela casca. Como vimos nesta lista, as pessoas são diferentes, por mais que pertençam a um mesmo grupo.

    Reprodução/Reprodução

    E você, tem alguma personagem feminina geek favorita da ficção? Talvez a Eleven, de Stranger Things? Conta pra gente!

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade