8 atitudes sustentáveis que você pode substituir na sua rotina de cuidados

Dá para ficar bonita sem esquecer do meio ambiente e dos animais!

Por Izabel Gimenez Atualizado em 24 nov 2019, 12h06 - Publicado em 24 nov 2019, 10h00

Nunca antes tinha se falado tanto sobre ações de preservação ao meio ambiente, né? Isso porque talvez nunca antes tivéssemos chegado ao ponto de estarmos tão em dívida com o planeta. A verdade é que precisamos repensar nossos hábitos e analisar como eles impactam no nosso futuro, afinal, aqui é a nossa casa.

Nós só temos um planeta Giphy/Reprodução

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil está em 4° lugar no ranking de maiores consumidores de produtos de beleza no mundo. Acredita? Pensando economicamente, pode ser muito lucrativo, mas ambientalmente falando é bem perigoso.

A produção utiliza mais de 10 mil Poluentes Orgânicos Persistentes, além de todo o lixo criado pelas embalagens. Nessa pegada de buscar por alternativas sustentáveis, separamos 8 atitudes que você pode substituir na sua rotina e que ajudam muito a natureza. 

Reprodução/Disney

 

  • Substituir o algodão por toalhas removedoras de maquiagem: pensar no tanto de lixo que produzimos é essencial quando falamos de preservação ao meio ambiente, afinal, tudo que é jogado fora, continua por aqui, né? Estima-se que cada brasileiro produza, em média, 383 Kg de lixo por ano. Esse número se torna ainda mais preocupante quando descobrimos que apenas 7% desse material é reciclado! Bora tentar mudar isso?
    • Substituir o absorvente por calcinhas ou coletor: Você já parou pra pensar quantos absorventes vai usar durante a vida inteira? A estimativa é que cada mulher use cerca de 10 mil entre a puberdade e a menopausa. É muita coisa, né? Uma forma de diminuir esse número, é apostar nas calcinhas absorventes tipo a pantys ou no coletor menstrual – que duram muito mais. O meio ambiente e sua carteira agradecem. Heheh!

    Britney GIF/Reprodução

     

    • Produtos multifuncionais: iluminador que vira sombra, contorno que preenche sobrancelha, lápis de boca que pode virar delineador ou mesmo paletas únicas que contém mais de um cosmético! Além de ser perfeito para economizar, você cria menos lixo com as embalagens, alias, é sempre legal ficar de olho em marcas que incentivam o refil. É mara!
    • Cotonete e fio dental biodegravel + escova de dente de bambu: a hora de higiene nunca fez tão bem pro meio ambiente, ein? Não dá para reclamar de falta de opção e variedade de preços! Na internet você consegue encontrar os produtos de várias marcas diferentes e algumas farmácias já começaram a vender também! 
    emma stone banho
    Emma Stone Gif/Reprodução
    • Shampoo e Condicionador sólido: parece estranho, mas é real! Existem várias marcas que já estão deixando as embalagens de lado para apostar em produtos sólidos – eles funcional tipo um sabonete e normalmente vem em uma caixinha de metal que pode ser usada mais de uma vez.

     

    • Esfoliantes sem plástico: migas fãs de skincare, prestem atenção que essa dica é pra vocês. Provavelmente, já devem saber que esse tipo de produto pode vir cheio de microesferas plásticas que fazem muito mal para o meio ambiente. Já existem várias alternativas usando partículas biodegradáveis. Vale ficar de olho! 

    Eaí, se sentiu inspirada para mudar seus hábitos? Estamos juntas nessa <3 

    Continua após a publicidade
    Publicidade