7 coisas que nunca devemos falar para alguém que tem depressão

Antes de tentar ajudar uma pessoa com depressão, é sempre bom conferir se você não está piorando a situação.

Por Amanda Oliveira 14 set 2019, 10h02

Quando chega o mês da campanha de Setembro Amarelo, muita gente se dispõe a conversar com pessoas que estão lutando contra a depressão. Por outro lado, embora a intenção seja boa, essa atitude também pode ter um risco. É que, às vezes, a gente acha que está ajudando alguém, mas uma simples frase pode servir de gatilho e piorar a situação. Por isso, a CAPRICHO separou algumas coisas que você nunca deve dizer para alguém que tem depressão.

nadia_bormotova/Getty Images

1. Dizer que é frescura

Isso jamais, em hipótese alguma, deve ser dito para uma pessoa que está com depressão. Aliás, para alguém que está com problemas no geral. É importante ter consciência de que você não está vivendo a dor daquela pessoa para minimizá-la dessa forma.

2. Perguntar o que tem de errado 

Muitas pessoas ainda não enxergam a depressão como uma doença, por isso esse erro é bem comum. Antes de tudo, é preciso entender que a depressão não é um estado de espírito ou um momento difícil. Perguntar o que a pessoa tem de errado só vai sugerir que o que ela está passando é fruto de algum comportamento ou ação da vida dela.

3. Falar que é só uma fase

Mais uma vez, essa é uma forma de minimizar a doença. Assim como outros problemas de saúde mental, a depressão exige acompanhamento profissional com frequência. Não é apenas uma tristeza passageira que pode melhorar ao assistir um filme de comédia, viu?

  • 4. Comparar a situação com a de outras pessoas

    Dizer que tem gente em situações muito piores, como fome ou guerra, não vai ajudar a pessoa a se sentir melhor. Muito pelo contrário, aliás. Você estará novamente diminuindo o problema dela.

    Continua após a publicidade

    5. Pedir para a pessoa olhar para o lado positivo

    Falar é muito fácil, não é? Quando uma pessoa está com depressão, existe uma grande prevalência de pensamentos negativos e uma dificuldade constante de acreditar que as coisas ficarão bem. Ou seja, tentar “olhar para o lado positivo” não é simples assim.

    6. Culpar a pessoa

    Jogar a culpa na pessoa que tem depressão ou dizer que ela é “fraca” é o pior erro que alguém pode cometer. Ninguém tem culpa alguma! Falar esse tipo de coisa só fará com que a pessoa se sinta ainda pior, além de ser um terrível gatilho.

    7. Falar que ela tem que seguir em frente

    Da mesma forma que foi citado no tópico 5, falar para uma pessoa depressiva seguir em frente não vai ajudar em nada. Sair da depressão não é algo que exige apenas um esforço simples e individual, como levantar cedo para estudar. Sempre incentive a pessoa a procurar um acompanhamento profissional!

    Se você precisa de apoio emocional, entre em contato com o serviço gratuito de prevenção do suicídio CVV, o Centro de Valorização da Vida, através do telefone 188 ou do site www.cvv.org.br.

    Continua após a publicidade
    Publicidade