6 segredos e curiosidades sobre a língua

Ela faz beeeem mais do que só deixar os beijos supergostosos, viu?

Por Da Redação Atualizado em 24 set 2021, 20h41 - Publicado em 24 set 2021, 17h38

Sabemos que a língua é uma parte muito importante do corpo humano. É ela a responsável por entregar o gosto dos alimentos que ingerimos, por realizar a nossa comunicação e, claro, pelos beijos. Mas você já parou para pensar na imensidão de coisas que não sabemos sobre essa partezinha do nosso corpo? Para você ter uma ideia, separamos algumas curiosidades e segredos sobre a língua que você provavelmente não sabia.

Foto de uma menina negra com a língua de fora. Não dá para ver os olhos dela, pois a foto está cortada
Deagreez/Getty Images

1. A média de tamanho da língua é de 10 cm

Você, provavelmente, deve conhecer pessoas que têm uma língua pequena e outras que parecem ter uma língua maior do que o comum, né? Mas, na verdade, a média de tamanho dessa parte do corpo é de 10 centímetros. Bem grande até, não?

2. Você sente gostos diferentes dependendo da área da língua

Você já ouviu aquela história de que cada parte da língua é responsável por um gosto diferente? Isso, na verdade, não existe. Nossa habilidade de sentir o gosto do salgado, doce, amargo e azedo não é determinado de acordo com cada área da língua em que o alimento encosta. É bem fácil comprovar essa teoria: pegue qualquer alimento salgado e encoste-o em diferentes partes da sua língua para ver se você sente o mesmo gosto. Faça a mesma coisa com alimentos doces e verá o mesmo efeito.

  • 3. Nosso paladar é diferente de acordo com a idade

    Essa é a explicação para o fato de que algumas pessoas sentem tanta dificuldade de gostar de verduras na infância, mas passam a aceitar o gosto com o tempo. Normalmente, crianças gostam mais de sabores doces. Enquanto na velhice, a percepção geral do gosto diminui por conta da queda do número de células sensíveis das papilas gustativas – o que faz com que muitos idosos prefiram comidas temperadas para sentir melhor o gosto.

    4. É um músculo muito forte e flexível

    Há quem diga que a língua é o músculo mais forte do corpo humano, mas não é para tanto. Aliás, esse é outro boato! De acordo com o site Scientific American, esse mito surgiu porque, como é formada por vários pedaços de músculos, a língua nunca fica cansada. Além disso, é justamente por ser puro músculo e não ter osso algum em sua composição que essa parte do corpo tem tanta flexibilidade.

    Britney Spears fazendo careta com a língua de fora
    Giphy/Reprodução

    5. Existem cerca de 100 bactérias diferentes na língua

    Sabia que existem cerca de 700 espécies de bactérias bucais em cada ser humano? Só na língua, por exemplo, são mais ou menos 100. Entretanto, apesar do número ser alto, boa parte dessas bactérias são benignas, responsáveis por quebrar as moléculas dos alimentos e facilitar sua digestão. Ou seja, não fazem mal. Mas, na dúvida, lembre-se de manter a higiene em dia para evitar problemas!

    6. É a parte do corpo (assim como a boca) que se cura mais rápido

    Você já notou como as feridas da sua boca se curam muito mais rápido do que os machucados em outras partes do corpo? Esse rápido processo de cicatrização foi estudado por pesquisadores do National Institute of Health, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, isso acontece porque as células da boca expressam padrões de genes que estimulam o reparo de feridas, até mesmo antes da lesão ter ocorrido. Ou seja, essa região do corpo sempre está pronta para se curar a qualquer momento.

    Continua após a publicidade
    Publicidade