6 perfis de criadores de conteúdos indígenas que você deveria acompanhar
É a primeira vez que o Brasil celebra a data com o nome correto: "Dia dos Povos Indígenas"! Que tal trazer um pouco mais desta cultura para seu feed?
Nesta quarta-feira, 19 de Abril, é Dia dos Povos Indígenas! Isso mesmo, hoje não é mais o “Dia do Índio”, como muito de nós aprendemos na escola. Desde julho de 2022, o nome da data foi oficialmente alterado pela Lei 14.402. Então é a primeira vez que estamos comemorando essa conquista.
É importante explicar que já faz um bom tempo que os ativistas da causa indígena lutam para que sociedade deixe de usar o termo “índio”. A palavra é muito genérica e não representa a diversidade deste povo. Já “indígena” significa “natural do lugar em que vive”. Representa bem melhor os povos originários, né?
Justamente para abrir a mente e se atentar nestas questões, que tal celebrar o dia dando uma diversificada no seu feed e trazendo um pouco mais da cultura e da luta Indígena? Cata só essa lista, porque esta galera tem muito a dizer:
1. Daldeia (@daldeiaorei)
O Kauri, conhecido nas redes como “Daldeia”, é da aldeia Karapijuty, localizada no Amapá e viralizou nas redes após compartilhar um vídeo de como são festas indígenas. Usando o humor, o criador de conteúdo responde curiosidades dos seguidores e compartilha o dia a dia na aldeia.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
2. Katú Mirim (@katumirim)
A Katú é rapper, comunicadora, atriz e ativista. Em suas redes, ela levanta diversas pautas, mas fala principalmente sobre futurismo indígena. Além disso, através de sua arte, ela fala sobre suas vivências quanto uma mulher indígena e LGBTQIA+.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
3. Tukumã Pataxó (@takuma_pataxo)
O Tukumã é comunicador e em seu perfil compartilha vídeos e conteúdos educativos sobre diversos temas sobre a causa indígena, desde noticias sobre seu povo, a explicação do desuso da palavra “índio”, por exemplo.
Ver essa foto no Instagram
4. Karibuxi (@karibuxi)
A Juliana, ou Karibuxi, como é conhecida nas redes, é indígena kariri, jornalista e produtora de conteúdo. Além de compartilhar diversos conteúdos muito necessários, ela é idealizadora do “Profissionais Indígenas” (@ProIndigenas) , uma iniciativa que visa promover e divulgar a inclusão de indígenas em postos de trabalho. Demais, né?
— {threads e conteúdos educativos} ♥️
aqui você encontra threads e conteúdos educativos referentes aos povos indígenas:
— Karibuxi (@Karibuxi) April 1, 2020
Continua após a publicidade
5. Txai Suruí (@txaisuruí)
Txai é uma guerreira Indígena do povo Paiter Suruí e, além do ativismo em suas redes, ela também coordena projetos como “Movimento da Juventude Indígena” e participa da Associação de Defesa Etnoambiental.
Ver essa foto no Instagram
6. Alice Pataxó (@alice_pataxo)
A Alice é comunicadora, ativista, jornalista e embaixadora da WWF-Brasil (uma organização brasileira dedicada à conservação da vida). Ela luta pelos direitos dos povos originários e pelos direitos das mulheres. Além de todo esse trabalho, Alice também compartilha um pouco de suas vivências enquanto mulher indígena.
Ver essa foto no Instagram