6 dicas para quem tem vergonha de apresentar trabalhos em sala

É inevitável aquele friozinho na barriga quando você precisa falar diante de um público, mas isso não precisa ser motivo de pânico!

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 10 mar 2020, 17h34 - Publicado em 10 mar 2020, 16h45

perfume ch o boticario fragrancia capricho mood

Se tem uma coisa da qual é quase impossível fugir nessa vida, com certeza é das apresentações em sala. Começa na escola, continua na faculdade e, dependendo da profissão, acontece no trabalho também. Tem gente que não se importa, chega na frente da classe e fala com a maior tranquilidade. Mas, por outro lado, sempre tem aquela colega que morre de vergonha ou medo e fica desesperada já na véspera. Caso você seja essa colega, damos algumas dicas para, aos poucos, você deixar um pouco esse nervosismo de lado!

1. Não decore sua fala, entenda
Se você ficar se prendendo a um texto escrito, as chances de esquecer alguma coisa quando ficar nervosa são maiores. Então vale a pena entender bem o conteúdo daquilo que você vai ter que falar, assim dá para improvisar em qualquer emergência e parecer mais natural. É mais fácil (e didático) quando você explica para os outros alguma coisa que aprendeu do que quando simplesmente despeja um monte de frases memorizadas.

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

2. Tente se distrair no dia anterior
Tem muita gente que não consegue nem dormir na véspera de uma apresentação. Isso só vai te deixar mais cansada e, consequentemente, desesperada. Se você souber o conteúdo, não é uma tarde de filmes e uma noite bem dormida que vai te fazer esquecer tudo! Na verdade, espairecer um pouco pode ser muito bom!

3. Escolha para onde olhar
Se o seu medo for dos colegas de classe, não olhe para eles. Você pode tentar olhar para o professor ou, se isso também te deixar pressionada, para a parede no fundo da sala. Pensar que as pessoas estão te olhando não vai ajudar, então se concentre na sua apresentação, não nos outros. Quando você menos esperar, vai ter acabado.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

4. Faça slides pontuais
Escrever muitos textos no slide da apresentação pode te confundir mais ainda caso você esqueça de alguma coisa. Pense em tópicos relevantes da sua fala e coloque somente eles, em itens, com algumas imagens. Assim, se der branco, você bate o olho na tela e lembra logo! Vale também fazer uma colinha com os tópicos em um papel.

5. Fique com a menor parte
Converse com seus colegas de grupo e explique que você não se sente confortável com apresentações. Você pode pedir para ficar com a fala menor. Isso não quer dizer que você não vá ajudar no resto do trabalho. É tudo uma questão de distribuição.

 

Continua após a publicidade

6. Comece a trabalhar essa questão internamente
Todo esse nervosismo não é algo que dá para superar do nada, de uma apresentação para outra. Mas, com o tempo, você pode trabalhar aguns pontos até se acostumar e perceber que não tem motivo para tanto medo:

– Não é sua primeira nem sua última apresentação. Tente aprender com a anterior para melhorar na próxima.

– Entenda que todo mundo passa por isso, inclusive os colegas que estão te assistindo, então eles devem te respeitar e você também precisa respeitá-los.

Continua após a publicidade

– Perceba que quando mais tranquila você conseguir ficar, melhor se sairá.

Não é legal se cobrar tanto. Se errar, esquecer alguma coisa ou se atrapalhar, é só pedir desculpas e continuar. Todos estão sujeitos a isso e o professor vai te avaliar pelo conteúdo, não pela oratória.

Você não querer se transformar em um grande palestrante, mas encarar apresentações numa boa é importante porque elas são inevitáveis! You can do it!

 

Continua após a publicidade
Publicidade