Continua após publicidade

5 sinais de que a loja virtual é mesmo segura

Dicas para se livrar dos aproveitadores e realizar uma ótima compra online.

Por Isabella Otto Atualizado em 16 jan 2021, 17h42 - Publicado em 2 jul 2014, 16h20

Comprar é muito bom. Mas melhor ainda é comprar no conforto da sua humilde residência, depois de abrir várias abas de lojas virtuais diferentes no navegador e ficar sonhando com aquelas peças incríveis que você não encontra no Brasil de jeito nenhum!

Contudo, junto com a animação de gastar toda a sua mesada em roupas, vem a dúvida de comprar alguma coisa pela internet e se ferrar depois. Sem falar que os pais nem sempre liberam o cartão para fazer a compra, né?

Pensando nisso, resolvemos listar cinco coisas que fazem uma loja virtual ser de confiança. Vale lembrar que há sempre riscos em comprar produtos pela internet, mas prestando atenção nos sinais abaixo, a compra fica praticamente garantida!

Sinal 1: o vendedor disponibiliza seus dados pessoais?
Em lojas online, como o Etsy e o Enjoei, em que qualquer pessoa cadastrada pode colocar um produto à venda, é imprescindível que você fique atento aos dados do vendedor. Se ele disponibilizar o nome completo e algum contato, como telefone ou e-mail, você pode respirar mais aliviada. Mas antes de efetuar a compra, dê uma sondada para ficar ainda mais tranquila. Uma boa dica é enviar um e-mail para o vendedor sobre o produto e analisar bem a resposta.

Continua após a publicidade

Sinal 2: o vendedor possui um feedback positivo
Fique atenta aos feedback dos vendedores. Sempre prefira comprar daqueles que têm um retorno positivo maior que 90%. Além disso, na maioria dos sites de compra, é possível ler os comentários que antigos compradores fizeram. Não se assuste se o vendedor tiver alguns comentários classificados como negativos. Procure entender o que aconteceu, pois, às vezes, o problema não foi na venda em si, mas na qualidade do produto.

Sinal 3: o endereço (URL) é confiável?
Fique atenta a endereços iniciados por “http://”. Parece que está tudo certo, mas pode não ser verdade. O correto seria que a sigla terminasse com a letra s (“https://”). Nesse caso, o site tem menores chances de ser falso. Além disso, depois de efetuar o cadastro, veja se antes da sigla de HTML aparece um cadeadinho fechado. Se ele aparecer, é sinal que o site é confiável.

Continua após a publicidade

Sinal 4: a compra é protegida?
Em lojas brasileiras, normalmente compras seguras vêm acompanhadas de plataformas que facilitam o pagamento, como o MercadoPago, o PagSeguro, etc. Em lojas gringas, o mais comum é que as compras sejam facilitadas pela plataforma PayPal, que garante que você realize a compra mesmo sem possuir um cartão de crédito internacional. Essas plataformas fazem uma ponte entre o comprador e o vendedor. Ou seja, se houver uma fraude, o risco de você perder o dinheiro será menor.

Sinal 5: a aparência do site é amadora?
Pode parecer um mero detalhe, mas o design do site diz muito sobre ele. Se o visual for muito cru, duvide logo de início! Sites com muitas distrações e janelinhas pop-up, que ficam pipocando na sua tela, também são dignos de desconfiança. Abaixo, dois exemplos de design : o primeiro, da loja Nasty, é confiável. O segundo… Na-na-ni-na-não! Deu para notar as diferenças gritantes?

Boas compras! \o/

Publicidade