5 passos para superar um término

Por Da Redação - Atualizado em 24 ago 2016, 13h55 - Publicado em 19 Maio 2016, 12h21

Oi, gente! Aqui é a Ba Morais!

“Nossa Bárbara, você só sabe falar de amor?” É. Acho que sim. Sei falar melhor ainda sobre a falta do amor, nesse caso.

Já fiz inúmeros posts falando sobre término de namoro e sei que vou continuar falando por um bom tempo. Acho que essa é uma coisa que machuca muitas pessoas ao redor do mundo e é um assunto muito delicado de se tratar. Nem sempre são os mesmos conselhos a serem dados, ou nem sempre é a “aquela velha história”… É complicado, eu sei. Mas logo descomplica. Que nada é pra sempre, a gente já sabe. Muito menos a dor. Mas também a gente não pode esperar que ela desapareça assim, de um dia para o outro – não é assim. Por isso eu separei em passos, para irmos com calma rumo à felicidade:

1. Sofra
Desculpem, mas sofrer é necessário. É uma fase de transição complicada e a dor é inevitável. E fugir da dor é muito pior. Não importa para onde você corra, não importa o que você faça para tentar esconder. A dor vai se instalar no seu peito por um tempo, e NÃO adianta tentar mandar ela ir embora. Curta o fundo do poço, ouça aquela música bad trip, rasgue foto, carta e tudo mais. Mas acolha esse sentimento dentro de você. Ele é seu, você tem o direito de se sentir assim.

Continua após a publicidade

2. Pare pra pensar
Esse é o momento de você respirar. Sofreu? Pode continuar sofrendo mais um pouco. Mas agora é hora de você olhar para o que você está sentindo de verdade. Saudade? Alívio? Independente do que for, escreva sobre essas sensações e guarde numa caixinha. Faça isso todos os dias durante um mês. Depois compare o que você escreveu lá no começo com o que você escreveu agora. Percebe a diferença?! Isso vai te ajudar a ver que tudo passa uma hora.

3. Olhe em volta
Ok, esse é o momento de você olhar à sua volta e perceber o que você perdeu. Ou ganhou. O que tem acontecido no seu mundo? E principalmente, no mundo dos outros? Perceba o que há de diferente e aproveite isso. Mas se dê um tempo para entender o que está acontecendo. É tudo muito novo, não force a barra. Aos poucos você vai se acostumando com esse ambiente novo, chamado “você”.

4. Divirta-se
Essa é a parte mais legal. A parte em que você – de fato – decide seguir em frente e aceitar que acabou. Vá conhecer pessoas novas, viver novas aventuras… Tudo novo! Afinal, esse é o momento de deixar as novidades chegarem na sua vida. Mas só toma cuidado para não curar um amor com outro, porque isso pode abrir feridas cicatrizadas. Não queremos isso, né?

5. Liberdade
Com o tempo e seguindo esses passos com calma, você vai perceber que “superar algo” é muito natural. Você vai acordar um dia e vai se sentir livre daquela dor, daquelas memórias. Mas não esqueça que tudo o que passamos é muito importante para construir nosso futuro e nos deixar ainda mais fortes. É só ter força e coragem, que no final dá tudo certo!

Ah! Se quiser pedir conselhos ou contar suas histórias pode me chamar no Instagram, no Twitter e no meu blog, o Doce como Limão. Estou sempre lá para tentar ajudar! <3

Publicidade