5 leitoras dão dicas para quem é aluna nova

Elas já estão conseguindo se adaptar bem e vão te ajudar!

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 24 ago 2016, 14h56 - Publicado em 21 fev 2016, 18h40

Mudar de escola nunca é tão fácil: lugar novo, pessoas diferentes e aquele friozinho na barriga! Então, ficar insegura nesse momento é supernormal. Mas fique tranquila, porque, com o tempo, tudo vai se ajeitando. Conversamos com algumas leitoras que são alunas novas e elas contaram quais foram os maiores desafios que tiveram que enfrentar, além de darem dicas para se adaptar da melhor forma possível na nova escola :

A Lívia Prevot, da Galera CAPRICHO, tem 16 anos e mudou, no terceiro ano, para uma escola muito maior do que a antiga, onde todo mundo já se conhecia. Apesar de ter ficado um pouquinho tensa, ela determinou que ia se esforçar para ter um ano legal. “Ir para a escola com o pensamento de que vai dar tudo errado, que ninguém vai querer ser seu amigo ou que sua escola antiga é melhor, não é certo! Não se deixe levar pela insegurança, pois ela é a única que pode acabar te colocando para baixo. Acredite que essa fase vai ser boa e que coisas novas serão acrescentadas, seja positiva e faça desse o melhor ano de todos!”, ela recomenda.

Aos 15 anos, a Tatiana guimarães, é a prova de que você pode se surpreender. Ela foi para o primeiro ano e, como a maioria das pessoas que mudam de escola, tinha um pouco de medo de não se dar bem com as pessoas, nem fazer amigos. Mas, logo quando chegou, outros alunos já foram puxar papo com ela! Ela garante: ? Você logo vai acabar encontrando pessoas com quem você se dê bem. Acredito que, independente do lugar, sempre vai ter alguém que pensa parecido com você . Não precisa nem ser da sua sala, mas na escola inteira, com certeza, você vai achar!?

A Lidia Soeir o, com 14 anos, está começando o ensino médio e percebeu que o desafio da mudança pode render coisas boas. Ela sofreu um pouco por ser muuuito tímida, mas, agora, acha que ter trocado de escola está melhorando isso nela. Que tal também aproveitar a situação para tentar se superar? ?Não tenha vergonha! Entrose com todo mundo e se solte. Nunca tenha vergonha de você. E não desanime! Se eu fico triste/ sozinha, eu tento pensar que eu sei que isso vai mudar, porque eu vou ver essas pessoas todos os dias, então só depende de mim fazer com que seja legal!?

Continua após a publicidade

Com a Catarina de Jesus, de 16 anos, não foi muito diferente. Ela mudou de escola no segundo ano e o único medo que ela tinha era não fazer nenhuma amizade. Mas aí ela precisou de ajuda para encontrar a sala de aula e acabou conhecendo duas meninas que viraram amigas dela! ?Se você for tímida, não deixe isso falar mais alto que a sua vontade de fazer amigos! Acho que quando você acredita numa coisa, ela acaba se tornando verdade. Então, pensar que você não é tímida e simplesmente sorrir para as pessoas abre portas para amizades e, quando você menos esperar, toda aquela timidez vai sumir. Se alguém vier conversar, seja gentil!?, ela sugere.

A Becca Pires, da Galera CAPRICHO, tem 17 anos e está no primeiro ano de faculdade, mas, durante a vida, mudou 10 vezes de escola ! Com toda essa experiência, ela admite que é difícil sair da zona de conforto e que bate aquele medo do novo, mas se deu certo antes, porque não daria de novo? A dica dela é: “relaxa e confia! Vai dar tudo certo, e mudar de escola não é um bixo de sete cabeças, é bem tranquilo e é muuuuito legal conhecer gente nova! Então entra na sala com o pensamento “vou fazer amigos, vai ser legal” e não com aquele pensamento negativo de “será que alguém vai gostar de mim?” porque sim, sempre tem alguém que goste da gente!”

Uma coisa é unânime: supere a timidez e pense positivo. Vai ficar tudo bem! Você tem mais alguma dica? Alguém aí é aluna nova?

Publicidade