5 dicas para organizar sua festa sem assessoria | Capricho

5 dicas para organizar sua festa sem assessoria

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 16h04 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Planejar uma festa de 15 anos não é uma tarefa nada fácil e exige muita disposição e tempo livre para garantir que tudo saia como a debutante sonhou. Por isso, muitas famílias recorrem a assessorias de eventos.

O papel das assessoras é indicar fornecedores, organizar a agenda do evento, estabelecer os prazos e fiscalizar o trabalho de cada contratado para que nada saia diferente do planejado. No dia da festa, elas ainda têm um papel essencial: ajudar a aniversariante até o fim da noite.

O custo de contratar uma assessoria de eventos está cada vez mais acessível, mas ainda não cabe no bolso de todo mundo, né? Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, os pacotes custam a partir de R$ 1.500, podendo chegar a R$ 4.000, dependendo do tipo de consultoria contratada.

Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

Para quem vai organizar tudo por conta própria, cinco dicas tornam essa tarefa menos exaustiva.

1. Tenha foco
Sente-se com sua família e discuta que tipo de evento vocês estão planejando. Vai ser uma festa informal, uma balada, festa à fantasia ou um baile de gala tradicional? Vai ter jantar, finger food ou coquetel? Pense no evento como um todo e defina cada detalhe. Isso é importante, porque evita que você se perca durante a organização.

Continua após a publicidade

2. Planejamento é essencial
Monte um cronograma para contratar os fornecedores e respeite os prazos. Veja aqui quais são os limites para fechar cada serviço. Ao assinar os contratos com antecedência, você garante que os profissionais escolhidos tenham a data da sua festa disponível e ainda tem mais sucesso ao barganhar descontos.

3. Um olho nas referências e outro no orçamento
A internet está cheia de ideias incríveis e é fundamental pesquisar bastante e reunir referências para montar um evento único, que tenha a sua cara. No entanto, o maior erro das debutantes é se perder entre tantas ideias legais e acabar estourando o orçamento inicial. Priorize os serviços essenciais, como buffet, decoração, foto, filmagem e DJ. Eles devem receber uma fatia maior do orçamento. Depois de contratá-los, aí sim é hora de fechar outros serviços, como animadores, lembrancinhas e convites.

4. Peça ajuda
É impossível organizar uma festa sozinha. Por isso, não tenha medo de pedir ajuda. A parte mais legal de fazer tudo por conta própria é contar com o auxílio da família e dos amigos. Reúna suas tias para embalar lembrancinhas ou peça para a sua melhor amiga te ajudar com os docinhos da grande noite. Chame todos para colocar a mão na massa!

5. Relaxe!
Não deixe que a correria da organização te desvie do foco da festa: divertir-se! Eleja algumas pessoas de confiança responsáveis por supervisionar tudo no dia da festa, assim você consegue relaxar e aproveitar a noite.

Bora se jogar?

Continua após a publicidade
Publicidade