5 cursos online para quem ama lettering

Que tal aprender a criar letterings incríveis? A gente te conta como!

Por Domestika 18 Maio 2021, 12h15

As letras são a base da nossa comunicação e nos permitem contar histórias e criar universos fantásticos por meio de suas combinações, cores e formas. Por isso, o lettering vai muito além de letras que compõe palavras: são peças de design criadas para um uso específico capaz de transmitir sentimentos e sensações.

Um homem barbudo e de boné desenha algumas letras cursivas, conhecidas como lettering, numa parede branca
Domestika/Divulgação

Listamos cinco cursos imperdíveis da Domestika para quem ama lettering mas não sabe por onde começar a experimentar. O melhor?! Dá para aprender em casa, totalmente online. Confira abaixo!

1. Introdução ao lettering autoral

Neste curso, você aprenderá a criar um lettering autoral combinando técnicas de desenho manuais e digitais. Com a ajuda passo a passo da premiada artista de lettering e designer Cyla Costa, você explorará a energia das cores e a expressividade das suas composições para desenhar letras que reflitam sua personalidade e estilo. Ao final, você terá uma base sólida para se aventurar em qualquer futuro projeto de lettering.

 

2. Lettering digital para principiantes

Se você quer aprender a escrever letras digitais, mas não sabe por onde começar, Sindy Ethel é a especialista ideal para orientar seus primeiros passos. Para ela, o desenho sempre foi a sua principal forma de comunicação. Neste curso, você aprenderá a desenhar vários estilos de letras com o Adobe Photoshop e Illustrator, do esboço à arte final. Além disso, você aprenderá a diferença entre caligrafia, tipografia e lettering, áreas que são inter-relacionadas.

Continua após a publicidade

3. Introdução ao lettering para Instagram

O que acha de criar conteúdo para suas redes sociais com letterings incríveis? Neste curso, o letrista e designer gráfico Chisko Romo ensina de forma prática a criar composições com diferentes estilos de letras que você pode usar como publicações para gerar engajamento. Chisko também mostra como desenhar um alfabeto adicionando recursos específicos para dar o seu toque original.

  • 4. O lettering como identidade

    O lettering é capaz de potencializar a personalidade de uma mensagem visual, gerando mais conexão e aceitação. Guille Vizzari e Yani Arabena – designers gráficos, tipógrafos e fundadores do estúdio Yani & Guille – usam o Lettering como uma poderosa ferramenta de design e, neste curso, ensinam recursos, exercícios caligráficos, técnicas de desenho manual e digitalização de vetores para designs de letras.

    5. Caligrafia e lettering para customização de roupas

    Que tal criar seus letterings e ainda aprender a aplicá-los em suas roupas favoritas? Neste curso, o artista e designer gráfico Iván Caíña ensina os fundamentos da caligrafia e do lettering para customizar, passo a passo, uma jaqueta jeans. Você fará o design de um alfabeto completo e experimentará com a arte das letras para encarar qualquer peça de roupa. Incrível, né?!

    Gostou desses cursos?! Confira o site da Domestika com mais de 2 mil cursos para criativos.

    Continua após a publicidade
    Publicidade